O valor total de couros e peles exportados do Brasil em 2014 alcançou US$ 2,947 bilhões, 17,4% a mais que as exportações registradas em 2013, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apuração da Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).
Em dezembro, as exportações aumentaram em 5,8% com relação a 2013, para US$ 254 milhões.
O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, avalia que o balanço das exportações de 2014 é positivo não apenas em números, mas também na série de esforços e investimentos do setor para ser mais competitivo no mercado externo. Ele destaca que o trabalho empenhado em pautas como qualidade do couro, sustentabilidade, promoção de imagem e tecnologia foram fundamentais para os resultados de 2014, bem como para a continuidade do país como protagonista no cenário internacional. Ele menciona o projeto setorial Brazilian Leather – uma iniciativa de CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para incentivo às exportações de couros – como um vetor fundamental no balanço das exportações em 2014.
O ano de 2015 inicia-se com diversos desafios para o setor de couros do Brasil, que espera manter o ritmo dos resultados de 2014.
Fonte: Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.