Mercado Físico da Vaca – 11/08/09
11 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 12/08/09
13 de agosto de 2009

Valor Genético Molecular (VGM): a evolução da genética molecular na pecuária (corte e leite) já está disponível no Brasil

Os Valores Genéticos Moleculares IGENITY® (VGM), termo também conhecido como Molecular Breeding Value (MBV), consistem nos efeitos que marcadores específicos exercem sobre determinadas características fenotípicas. Sua forma de apresentação é bastante similar às DEPs (Diferença Esperada na Progênie) ou PTAs (Habilidade de Transmissão Predita), porém difere das mesmas à medida que se baseia apenas no genótipo do próprio animal, enquanto que as DEPs/PTAs são calculadas a partir dos dados fenotípicos do animal e de seus parentes (progênies e progenitores).

O sistema de reporte IGENITY, agora, está acessível de duas formas:

– tradicional escala de escores de 1 a 10, em que cada escore relaciona-se ao número de alelos favoráveis para cada característica;

– novo sistema de VGMs, em que, para cada característica, apresenta-se uma predição do somatório de efeitos alélicos (genéticos) de cada genótipo dos animais, para todas as centenas de marcadores inclusos em nossos painéis.

Os VGMs são reportados para todas as características dos painéis IGENITY e representados em unidades da característica em questão.

Vale ressaltar que, para algumas características, como Contagem de Células Somáticas (em gado de leite), Maciez de Carne e Consumo Alimentar Residual (Eficiência Alimentar), VGMs negativas são favoráveis e desejáveis, pois representarão, respectivamente, menores contagens de células somáticas no leite (maior resistência à mastite), menor força de cisalhamento para rompimento das fibras musculares (portanto carne mais macia) e menor consumo de alimento para o mesmo ganho de peso ou manutenção do estado corporal. Para as demais características, em leite e corte, VGMs positivas são desejáveis.

Aplicações

As VGMs IGENITY são predições da performance fenotípica de um determinado animal genotipado, baseadas no potencial genético que pode ser expresso por aquele animal em determinado ambiente ou sistema de produção, quantificando a habilidade deste animal em expressar-se para as características em questão. Desta forma, as VGMs provêem o perfil/potencial genético dos animais para a tomada de decisões em seleção, manejo e marketing e diferenciação de animais de DEPs, e mesmo escores IGENITY, similares.

São ferramentas poderosas para pecuaristas de cria e produtores de genética, permitindo acelerar o progresso genético pela intensificação de seleção de touros, doadoras e novilhas de reposição. Para pecuaristas de ciclo completo, a mesma informação advinda das progênies permite que se estabeleçam regimes de manejo específicos (sistemas de produção, táticas de engord, etc), com base nos distintos potenciais do rebanho.

As VGMs IGENITY também permitem, assim como as DEPs e PTAs, que cada animal testado seja comparado a outros de mesma raça, e ranqueado para cada característica dentro de percentis. Assim, os animais poderão ser classificados como “top” ou mesmo “fundo” de uma determinada classificação com base nas VGMs máximas, mínimas e médias, além da % de acurácia de cada característica.

Confiabilidade (%)

Confiabilidade refere-se ao padrão de acurácia e poder preditivo da VGM de cada característica. Baseia-se na correlação entre a VGM propriamente dita e o valor genético total do animal caso todas as informações fossem conhecidas.

A Confiabilidade é expressa como uma porcentagem da máxima acurácia possível de ser atingida e é um indicador bastante útil de quanta informação adicional pode ser adicionada no futuro à medida que mais marcadores são adicionados ao painel usado para cálculo das VGMs.

Exemplos de resultados apresentados sob a forma de escores e VGMs:

Na tabela acima, os touros 1, 2 e 4 apresentam o mesmo escore IGENITY para maciez (escore 5), entretanto, o touro 1 apresenta o maior mérito genético molecular (e conseqüentemente carne macia) para maciez, pois é necessário menos força de cisalhamento para romper suas fibras musculares (- 0,22 kg de Força de Cisalhamento) que os demais touros (+0,03 e +0,02 WBSF/kg respectivamente para os touros 2 e 4). Ainda neste exemplo, o touro 6 apresenta o maior potencial genético para maciez, pois sua VGM para a característica é de -0,65 kg de Força de Cisalhamento.

Já na tabela acima, os touros apresentam escores absolutamente diferentes para Ganho de Peso Pós Desmama (escores variando de 4 até 8); logicamente que o animal de escore 8 (touro 7) apresenta o maior potencial genético para a característica que todos os demais. Mas avaliando-se as VGMs de cada um, é interessante notar que a diferença de potencial entre os touros 11 e 12 (escores 4 e 5 respectivamente) é muito maior que a diferença observada entre os touros 12 e 8 (escores 5 e 6, respectivamente). Ou seja, a VGM permite uma avaliação bastante precisa de diferenciação entre animais, fornecendo elementos de grande relevância para os processos de seleção.

Ainda na tabela acima, temos três animais de escore 5 para Peso a Desmama: touros 8, 11 e 12; entretanto, o touro 8 apresenta VGM de +0,52 kg, superior aos demais, que denotam + 0,41 kg e 0,17 kg respectivamente.

Se em nossos programas de seleção estivéssemos, hipoteticamente, considerando apenas estas duas características, precisaríamos definir qual característica é mais importante para nossos objetivos econômicos e somente então definirmos qual o touro ideal. Seria o touro 7, que apresenta alta VGM para GPPD, porém baixa VGM para PD, ou o touro 8 que apresenta a maior VGM para PD e apenas é positivo para GPPD?

Para saber mais sobre as VGMs IGENITY entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress