Mercado Físico da Vaca – 15/09/09
15 de setembro de 2009
Mercados Futuros – 16/09/09
17 de setembro de 2009

Vencofarma alerta: Saiba como prevenir a diarréia em bezerros

Apesar de amplamente difundida e comentada, a diarréia continua causando sérios prejuízos e pode ser considerada uma das principais doenças infecto-contagiosas da pecuária Nacional.

É uma doença caracterizada por perda de líquidos e eletrólitos corporais, levando a desidratação e perda de peso podendo evoluir para um choque hipovolêmico e até a morte do animal. Acometem em torno de 20% dos animais nesta faixa etária e mesmo após a cura pode deixar seqüelas. Estudos mostram que bezerros de corte podem ter atraso de até 6 meses na idade de abate e bezerras podem ter sua produção leiteira comprometida em até 17% por toda sua vida produtiva.

As condições higiênicas precárias facilitam a entrada de diarréias de origem infecciosa em geral, que são causadas por diferentes agentes, mas podem apresentar sintomas semelhantes e, em muitos casos aparecem infecções por mais de um agente.

As diarréias podem tem vários agentes causadores, como verminoses, protozoários, víruas, desordens nutricionais e principalmente a bacteriana que apresenta maior morbidade e mortalidade nos bezerros.

Nos casos de diarréias de origem bacteriana podemos nos atentar a 4 principais agentes: E. coli (colibacilose), Salmonella (paratifo dos bezerros), C. perfringes (enterotoxemia) e Pasteurella spp. (pasteurelose).

A Colibacilose é a diarréia de maior incidência e mortalidade e acomete bezerros principalmente nos 2 primeiros meses de vida. A diarréia apresenta cor esbranquiçada e eventualmente traços de sangue e odor desagradável. O bezerro apresenta apático com rápida perda de peso e em alguns casos morte repentino.

A Salmonelose é mais freqüentes em bezerros de até 4 meses de vida. Apresenta diarréia de cor esverdeada ou acinzentada com presença de muco e cheiro desagradável.

A Enterotoxemia se caracteriza por apresentar diarréias tipo hemorrágica e/ou casos de sintomatologia nervosa. Geralmente essa doença afeta bezerros nos seus primeiros dias de vida. Porém com freqüência menor em relação às outras já citadas.

A Pasteurelose acomete principalmente bezerros de até 2 meses de idade. O animal apresenta diarréia pastosa ou líquida de cor amarelada com traços de muco e/ou com sangue. Em alguns casos de forma super aguda levando o bezerro á morte rapidamente.

Pelo caráter agudo da infecção, presença de vários agentes envolvidos e prováveis sequelas, uma prática que tem crescido gradativamente e apresentado resultados satisfatórios é a prevenção.

A Vencofarma possui a vacina Paraven, que promove proteção contra as principais diarréias de origem bacteriana. Veja abaixo o protocolo vacinal:

Para saber mais sobre diarréia em bezerros e sobre a Paraven entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress