A aquisição feita pelo frigorífico Minerva Foods do frigorífico uruguaio, Canelones, que era de propriedade do grupo JBS, “não deveria nos preocupar”, disse Tabaré Aguerre, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai.
Aguerre ressaltou que o negócio entre as duas empresas de capitais brasileiro “não muda a capacidade industrial, não acho mudarão os planos de negócios e não muda o nível de concentração ou estrangeirização”.
Ele explicou que, antes disso, havia no país quatro frigoríficos do Marfrig, dois do grupo de Minerva e um dos JBS, constituindo três grupos brasileiros responsáveis por cerca de 40% do trabalho “e o que aconteceu é que um desses grupos vendeu um frigorífico a outro.”
Ele acrescentou que no Uruguai há uma indústria frigorífica que, nos últimos 10 anos, “se modernizou muito,” com os mais altos padrões nas instalações industrias, bem com na genética de animais, na qualidade da carne, no status sanitário e no sistema de rastreabilidade.
Neste contexto, o país tem uma capacidade industrial instalada superior à oferta que tem e, “por isso temos dito que o único caminho que o Uruguai tem é intensificação sustentável, que nos permita aumentar a eficiência e a extração. Isso depende de que seja rentável para quem produz gado e, nesse sentido, a gente vem crescendo, de forma lenta, mas sem pausa”.
Ele também anunciou que “este ano vamos bater provavelmente o recorde de abates” com uma diminuição no rebanho de “270 mil ou 300 mil animais, praticamente a mesma quantidade de animais vivos foram exportados e estamos esperando uma parição de bezerros significativamente maior do que no ano passado.”
Aguerre acrescentou que se vê no cenário internacional uma estabilização ou mesmo uma melhora nos preços dos alimentos, depois que ele insistiu que o caminho a seguir para o Uruguai é a qualidade, não a quantidade. Ele ressaltou que a iminente abertura do mercado japonês, em cujo marco recentemente se vendeu o “principal frigorífico e o mais moderno “(BPU) a uma das principais empresas do negócio de carne do Japão (NH Foods).
Fonte: El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.