Palestra grátis: Sérgio José Alves – Integração Lavoura Pecuária como alternativa de diversificação em propriedades agrícolas do Paraná
21 de março de 2001
Reino Unido admite que aftosa está fora de controle
23 de março de 2001

Vitória é primeiro bovino clonado do país

A bezerra da raça simental Vitória é o primeiro animal clonado do Brasil. Vitória nasceu no último dia 17, na Fazenda Sucupira, da Embrapa, em Brasília.

Em Vitória foi utilizada técnica diferente da ovelha escocesa Dolly, primeiro animal mamífero clonado do mundo. O pesquisador e coordenador do projeto da Embrapa Recursos Genéticos, Rodolfo Rumpf, explicou que a diferença está na origem da célula que doou o núcleo para a criação do embrião.

Para chegar ao clone os cientistas fizeram a transferência do núcleo das células de um embrião recém-fecundado com cinco dias de vida. Vitória não é exatamente igual aos pais porque foi gerada a partir desse embrião recém-fecundado. Dolly, ao contrário, foi clonada a partir de um pedaço de tecido de um animal adulto – a célula de uma glândula mamária de outra ovelha.

Rumpf declarou que a clonagem de Vitória é um marco biológico para o laboratório e o primeiro passo para se chegar à cópia idêntica, a próxima meta da Embrapa. Mas não há prazo para a criação de uma “Dolly brasileira”. O projeto da clonagem de Vitória consumiu aproximadamente R$ 300 mil de investimentos nos últimos três anos. A técnica deve contribuir para o programa de melhoramento animal, além de ajudar no resgate de materiais genéticos em extinção e permitir o desenvolvimento de futuros animais transgênicos.

Ao anunciar o sucesso obtido pela Embrapa, o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, disse que o Brasil é o primeiro país em desenvolvimento a dominar a técnica, colocando-se ao lado de países como os Estados Unidos, Japão, França e Inglaterra.

(Por Fernanda Paraguassu para Gazeta Mercantil, e Mauro Zanatta para Valor Online, 22/03/01)

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress