Mercado Físico da Vaca – 06/11/08
6 de novembro de 2008
Mercados Futuros – 07/11/08
10 de novembro de 2008

Você sabe como identificar a necessidade da suplementação de nutrientes na dieta de bovinos de corte?

Esta dica é um trecho do terceiro módulo do curso Suplementação Mineral:otimizando a produção a pasto, que será instruído por Thales dos Anjos de Faria Vechiato , que é médico veterinário pela Universidade Metodista de São Paulo/UMESP, pós-graduando em Doenças Nutricionais e Metabólicas em Ruminantes - bovinos de corte em confinamento e ovinocultura. Este curso online terá início no dia 20 de novembro

Os nutrientes devem estar presentes de forma equilibrada na dieta dos bovinos, pois a falta de um poderá prejudicar o metabolismo de outros. Analisando de maneira qualitativa, todos os nutrientes são importantes sem destaque para um ou outro grupo.


Figura. Resposta biológica a oferta de elementos minerais.
Fonte: Embrapa, 2001.

Entretanto, quando forem avaliados quantitativamente, os nutrientes respondem diferentemente por volumes necessários na dieta. A figura abaixo, mostra em ordem crescente as necessidades limitantes para o desempenho do animal.

A energia, principal nutriente limitante, é mais difícil de ser manipulada em decorrência da maior quantidade utilizada em comparação a proteína, mineral e vitaminas.

Em todos os sistemas de produção, os animais necessitam de suplementação mineral e essa pode ser fornecida na dieta total, na ração concentrada ou nos suplementos de livre acesso.

A necessidade de suplementação mineral da dieta fornecida varia conforme a categoria e requerimento animal. Para estimar as necessidades de suplementação deve-se utilizar a seguinte fórmula:


Fonte: Asbram, 2003.

Para compreensão é necessário conhecer sobre a exigência mineral de cada categoria animal, peso vivo e taxa de produção (ganho de peso, produção de leite por exemplo). Associado a isso se analisa a dieta total (volumoso; concentrado ou ambos com composição e ingestão) e corrigir a necessidade que falta para atender as exigências da categoria ou meta de produção.

O que devemos levar em conta para estipular as quantidades de nutrientes para suprir exigências dos bovinos. Não se pode subalimentar (animal poderá entrar em quadro de carência) ou superalimentar (os nutrientes, o fósforo, por exemplo, tem um limite de absorção e com a saturação da sua absorção, o excesso será excretado pelas fezes e urina – com risco de contaminação ambiental, uma vez que o fósforo fecal é pouco solúvel e facilmente carreado pela lixiviação, contaminando afluentes locais).

Esta dica é um trecho do terceiro módulo do curso Suplementação Mineral: otimizando a produção a pasto, que será instruído por Thales dos Anjos de Faria Vechiato , que é médico veterinário pela Universidade Metodista de São Paulo/UMESP, pós-graduando em Doenças Nutricionais e Metabólicas em Ruminantes – bovinos de corte em confinamento e ovinocultura, e é orientado pelo Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, Enrico Lippi Ortolani.

Este curso terá também a participação especial de outros dois profissionais renomados do mercado. Um deles é o zoootecnista, Gerente de Assuntos Regulatórios e Relações Institucionais da Tortuga Cia Zootecnica Agraria e ex- presidente da ASBRAM – Associação Brasileira das Industrias de Suplementos Minerais, Marcos Sampaio Baruselli, que possui especialização em Nutrição Mineral pela Faculdade de Medicina Veterinária de Torino, Itália; mestrado em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras – UFLA – MG.

O outro convidado é o médico veterinário Sergio Carlo Franco Morgulis, formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ/USP, com mestrado em Nutrição pela mesma faculdade, que é Diretor Técnico da Minerthal, Diretor da ASBRAM e Diretor do Sindirações.

Participe deste curso e aprenda como analisar aspectos práticos da suplementação mineral de seus animais, aprendendo a escolher corretamente quais suplementos utilizar, pensando inclusive na viabilidade econômica.

Suplementação Mineral: otimizando a produção a pasto

Veja abaixo a programação completa deste curso e inscreva-se!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress