Produção agrícola cresce, mas queda de preço leva PIB agro a cair 3%
27 de março de 2024
Marfrig reporta Ebitda ajustado de 2,9 bilhões de reais e lucro líquido de 12 milhões de reais no 4T23
28 de março de 2024

Wesley e Joesley Batista devem retornar ao conselho da JBS

O conselho de administração da JBS propôs que os acionistas votem, na próxima assembleia geral extraordinária, que ocorrerá em 26 de abril, a eleição dos irmãos Wesley e Joesley Batista como novos membros do colegiado.

Caso a proposta seja aprovada, o número de integrantes passará de nove para onze, preservando a maioria de conselheiros independentes.

Acionistas controladores da JBS, Wesley e Joesley Batista começaram na companhia aos 17 e 16 anos, respectivamente, e estiveram à frente da expansão da empresa até que o grupo se tornasse um dos líderes globais no mercado de alimentos.

Os dois executivos foram absolvidos no ano passado em julgamento do colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em maio, o regulador já havia formado maioria pela decisão, mas não houve conclusão porque a diretora Flávia Perlingeiro pediu vista dos processos. Os casos envolveram suspeitas de infrações como manipulação de mercado, uso de informação privilegiada e abuso de poder de controle.

Os processos haviam sido abertos na CVM em 2017, após o episódio conhecido como “Joesley Day”, em que foram vazados áudios de conversas entre o executivo e o então presidente Michel Temer. O dia seguinte, 18 de maio, ficou registrado como a maior queda do Ibovespa em nove anos e a maior alta do dólar em 14 anos.

Um dos processos analisou a conduta dos irmãos Joesley e Wesley Batista e da J&F Participações, holding do grupo, em acusações que envolviam práticas de “insider” (uso de informação privilegiada) no mercado.

Após a absolvição pela CVM, a J&F Investimentos informou em nota ao Valor, na época, que “a decisão desfaz uma injustiça e reafirma a integridade das operações dos executivos e empresas do grupo J&F no mercado financeiro”.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress