Mercado Físico da Vaca – 27/04/10
27 de abril de 2010
Mercados Futuros – 28/04/10
29 de abril de 2010

Workshop Pecuária Sustentável reflete rotina da Fazenda Paredão

Promovido pela Fazenda Paredão, de Claudia e Nelson Pineda, para debater a visão do pecuarista e das indústrias de nutrição e saúde animal, o Workshop Pecuária Sustentável foi realizado na sede da propriedade, em Oriente, SP, no dia 24 de abril, antecedendo o 25º Leilão Paredão Seleção.

O consultor da Matsuda, Fernando Antonio Nunes Carvalho, abriu a programação do workshop com a palestra Gás Metano: Verdades x Mitos. Segundo o palestrante, gado confinado produz mais metano que o gado a pasto, taurino produz mais metano que zebuíno.

Conforme explicou, para ter menor impacto ambiental, deve-se tirar o boi do pasto mais cedo. Isso significa carne mais macia e menor custo de produção.

Para Carvalho, o pecuarista brasileiro precisa fazer a lição de casa. “Deve ter mentalidade de agricultor; saber que tudo se acaba, por isso, precisa cuidar dos recursos naturais; deve utilizar tecnologia; e tem que ter paixão pela terra.

O tema seguinte, Pecuária Sustentável e a Melhoria da Produtividade do Rebanho, foi apresentado por Mário Eduardo Pulga, gerente técnico da Bayer. De acordo com o palestrante, a sustentabilidade é formada por um tripé: negócio, pessoas e o planeta. “A fazenda ideal deve ser lucrativa e sustentável”, disse.

Durante a palestra, Pulga lembrou que Catosal, um dos destaques do portfólio da Bayer, está completando 50 anos de Brasil e foi lançado há 58 anos na Alemanha. O produto estimula o metabolismo energético do animal.

Nelson Pineda encerrou o workshop com o tema Sustentabilidade: Passado, Presente e Futuro. Em sua opinião, o pecuarista precisa ter uma atividade rentável, respeitar a natureza e as pessoas e produzir carne com sustentabilidade.

De acordo com o anfitrião, o Brasil será o grande produtor de alimentos nos próximos 100 anos, mas deve atender às exigências do consumidor. “Ele quer um alimento seguro e está atento à escassez de água, emissão de gases de efeito estufa, esgotamento de recursos naturais e perda da biodiversidade”, alertou.

Ele apontou algumas oportunidades para o pecuarista brasileiro: assumir atitudes proativas; intensificar as práticas de sustentabilidade; implantar o sistema de rastreabilidade; certificar as propriedades; criar canais de comunicação; e procurar alianças comerciais. “Somos eficientes, mas somos muitos ruins em nos comunicar. Falta liderança, temos que nos organizar.”

A Fazenda Paredão pratica sustentabilidade há 84 anos. Em 1993, a propriedade conquistou o Prêmio de Produtividade e Conservacionismo do Governo do Estado de São Paulo, conferido pelo extinto Banespa.


Crédito das fotos: Fábio Fatori

As informações são da assessoria de imprensa.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress