O colostro de qualidade e a vacinação podem dar aos animais um ótimo começo, mas mesmo em um animal vacinado, o estresse pode comprometer seu sistema imunológico e torná-lo suscetível a doenças respiratórias.
“Precisamos levar em consideração todos os diferentes fatores de estresse que podem preparar um animal para o início da doença”, disse Joe Gillespie, DVM, Boehringer Ingelheim. “Como manejamos o gado durante sua fase de crescimento é realmente importante. Devemos ser diligentes e proativos em todas as frentes para proteger os bezerros”.
A implementação das seguintes práticas de manejo pode ajudar a mitigar o estresse e prevenir doenças em um rebanho de corte:
Mesmo com as melhores práticas de gestão, alguns eventos estressantes, como o transporte, são inevitáveis. “Quando os produtores sabem que os animais estão prestes a passar por um evento estressante, a metafilaxia é uma opção a ser explorada”, observa Gillespie. A administração de metafilaxia ou um tratamento com antibióticos em grupo para animais em risco pode ajudar a reduzir a morbidade e a mortalidade nas operações de corte.
“(Use) uma metafilaxia que funcione melhor para sua classe específica de gado”, enfatiza Gillespie. “Normalmente, vários fatores devem ser avaliados, como espectro de atividade, velocidade de ação e intervalo pós-metafilático, ou o período de tempo em que o antibiótico permanece em níveis efetivos na corrente sanguínea antes que outra dose seja necessária. Como várias bactérias diferentes podem estar envolvidas com doenças respiratórias, também é importante escolher um antibiótico de amplo espectro que atinja os pulmões rapidamente.
“A BRD é a causa mais cara de doença e morte na indústria de carne bovina, e a implementação de uma abordagem holística para combater a doença pode ajudar a fornecer a proteção que os produtores procuram”, disse Gillespie. “Com as estratégias de manejo corretas, os produtores podem colocar seu gado no caminho certo para a produtividade e o bem-estar ao longo da vida.”
Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.