Termina hoje o prazo oficial das inscrições de animais, junto às associações de criadores, para a Expointer 2001. A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul confirmou a realização do evento, de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O lançamento oficial acontecerá no dia 12, no Palácio Piratini.
As entidades têm até o dia 20 para repassar os dados à Secretaria da Agricultura. O diretor de Exposições e Feiras da secretaria, Honório Franco, afirma, porém, que o prazo é estipulado para agilizar o ritmo do trabalho e que as associações podem continuar aceitando as inscrições até a data limite de entrega à secretaria.
A indefinição sobre a criação dos corredores sanitários para venda de animais para fora do Estado pode ter influência na participação de exemplares, segundo Franco, mas ele garante que o governo gaúcho não considera a possibilidade de adiamento da data da feira.
Na segunda-feira, em Porto Alegre, o ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, disse que a abertura dos corredores depende da conclusão do abate dos animais-contato (próximos aos focos de febre aftosa). A secretaria ainda não divulgou a data de início do procedimento.
fonte: Zero Hora e Correio do Povo, adaptado por Equipe BeefPoint