A China decidiu autorizar a retomada das importações de carnes brasileiras, suspensas desde meados de maio. No próximo dia 20, o vice-ministro de Comércio Exterior chinês, Long Yongtu, estará no Brasil para finalizar um acordo sanitário e comercial bilateral. Uma missão de veterinários acompanhará o vice-ministro, para certificar as empresas exportadoras do setor.
O Brasil nunca teve um acordo comercial com os chineses. Os embarques entravam informalmente em território chinês pelo entreposto de Hong Kong – para onde foram destinados, no ano passado, US$ 159 milhões em carnes do Brasil. Outros 14 países também foram atingidos pelo recente embargo chinês.
Os motivos para o embargo às importações brasileiras ainda não são claros. O governo chinês teria decidido fechar as portas às carnes brasileiras para sinalizar controle de procedimentos aos futuros parceiros na OMC. O embargo também pode ser explicado pela pressão interna para dificultar a entrada desses produtos no país. A China alegaria, ainda, a existência da doença “New Castle” em frangos do Rio de Janeiro.
fonte: Valor Online (por Mauro Zanatta), adaptado por Equipe BeefPoint