Produtos de fácil preparo, “meio caminho da panela, como diz a dona de casa”.
Nos Estados Unidos a carne bovina não era vista como um produto de conveniência. A National Cattlemen’s Beef Association (NCBA) está reposicionando a carne bovina no mercado como um produto de conveniência através da promoção de produtos semi elaborados à base de carne bovina.
O consumidor mudou e o produto não, foi a primeira conclusão a que a NBCA chegou mediante essa mudança de atitude com relação à carne bovina. Pesquisas têm mostrado que a indústria encontra problemas com a venda de cortes do dianteiro e, que a mesma deveria direcionar seus esforços na elaboração de produtos de conveniência para atender (criar) necessidades inerentes aos novos estilos de vida dos consumidores, ou seja, mais ocupados e com menos tempo para preparo de pratos elaborados no dia a dia.
Para conseguir essa nova imagem da carne, decidiu-se capitalizar na popularidade de refeições semi prontas como o que foi feito para a carne de frango e outros produtos de delicatessen.
Um dos métodos foi partir para a utilização de produtos com marca própria utilizando-se de cortes menos populares do dianteiro. Parte do desafio foi o desenvolvimento de pratos que pudessem ser preparados em menos de 10 minutos.
Alguns dos obstáculos observados foram: problemas com a distribuição, desconfiança do consumidor com relação à qualidade dos produtos e, ainda o fato dos varejistas não conhecerem essa categoria de produtos aliado às resistências a mudanças observadas nesse setor.
O plano mercadológico foi educar tanto os consumidores como os varejistas sobre essa nova classe de alimentos, contendo os produtos à base de carne bovina, produtos estes destinados a esse consumidor com pouco tempo para dispender no preparo das refeições e, ainda, oferecer um produto similar em qualidade àquele feito em casa.
O objetivo principal da NCBA foi aumentar o nível de conhecimento desses produtos à base de carne bovina com marcas próprias e aumentar em 20% as vendas, utilizando uma mistura de propaganda em nível de varejo e o desenvolvimento de novos produtos. A mensagem principal é a de um produto pré preparado que pode ser finalizado em menos de 10 minutos.
O resultado foi um aumento da ordem de 136% nas vendas das marcas principais, e um aumento de 39% no conhecimento do consumidor com relação a esses produtos pré prontos. No último ano a demanda por carne bovina nos Estados Unidos sofreu um aumento de 4%, e para este ano é esperado um fortalecimento das vendas advindos do momento criado por esse tipo de produto.
Adaptado de: Meat Processing, March/April 2000.