Controle de estoque
16 de junho de 2000
Índices de produtividade da pecuária de corte no Brasil. Parte 1/3
30 de junho de 2000

Criar a demanda por produtos de fácil preparo

Produtos de fácil preparo, “meio caminho da panela, como diz a dona de casa”.

Nos Estados Unidos a carne bovina não era vista como um produto de conveniência. A National Cattlemen’s Beef Association (NCBA) está reposicionando a carne bovina no mercado como um produto de conveniência através da promoção de produtos semi elaborados à base de carne bovina.

O consumidor mudou e o produto não, foi a primeira conclusão a que a NBCA chegou mediante essa mudança de atitude com relação à carne bovina. Pesquisas têm mostrado que a indústria encontra problemas com a venda de cortes do dianteiro e, que a mesma deveria direcionar seus esforços na elaboração de produtos de conveniência para atender (criar) necessidades inerentes aos novos estilos de vida dos consumidores, ou seja, mais ocupados e com menos tempo para preparo de pratos elaborados no dia a dia.

Para conseguir essa nova imagem da carne, decidiu-se capitalizar na popularidade de refeições semi prontas como o que foi feito para a carne de frango e outros produtos de delicatessen.

Um dos métodos foi partir para a utilização de produtos com marca própria utilizando-se de cortes menos populares do dianteiro. Parte do desafio foi o desenvolvimento de pratos que pudessem ser preparados em menos de 10 minutos.

Alguns dos obstáculos observados foram: problemas com a distribuição, desconfiança do consumidor com relação à qualidade dos produtos e, ainda o fato dos varejistas não conhecerem essa categoria de produtos aliado às resistências a mudanças observadas nesse setor.

O plano mercadológico foi educar tanto os consumidores como os varejistas sobre essa nova classe de alimentos, contendo os produtos à base de carne bovina, produtos estes destinados a esse consumidor com pouco tempo para dispender no preparo das refeições e, ainda, oferecer um produto similar em qualidade àquele feito em casa.

O objetivo principal da NCBA foi aumentar o nível de conhecimento desses produtos à base de carne bovina com marcas próprias e aumentar em 20% as vendas, utilizando uma mistura de propaganda em nível de varejo e o desenvolvimento de novos produtos. A mensagem principal é a de um produto pré preparado que pode ser finalizado em menos de 10 minutos.

O resultado foi um aumento da ordem de 136% nas vendas das marcas principais, e um aumento de 39% no conhecimento do consumidor com relação a esses produtos pré prontos. No último ano a demanda por carne bovina nos Estados Unidos sofreu um aumento de 4%, e para este ano é esperado um fortalecimento das vendas advindos do momento criado por esse tipo de produto.

Adaptado de: Meat Processing, March/April 2000.

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