Atacado – 20-03-14
21 de março de 2014
Sempre fui muito tradicionalista, mas tenho colhido bons frutos com a renovação do cardápio e apresentação de novos cortes de carne – Roberto Majó de Oliveira [Prêmio BeefPoint Sul]
23 de março de 2014

A principal vantagem é o preço, pois nunca o diferencial de preço esteve tão alto para animais de qualidade – Valter José Pötter [Prêmio BeefPoint Sul]

No dia 4 de abril, será realizado o BeefSummit Sul, em Porto Alegre – RS. O evento será organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O BeefSummit Sul vai reunir nomes de sucesso do agronegócio para discutir e debater os rumos da pecuária de corte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A expectativa é de um público de 400 pessoas, entre produtores e investidores, tornando o BeefSummit uma excelente oportunidade de gerar novos negócios.

No dia do evento, o BeefPoint irá homenagear as pessoas que fazem a diferença e têm paixão pela pecuária de corte no Sul do Brasil com o Prêmio BeefPoint Edição Sul. Há vários finalistas, em 13 categorias diferentes.

O público irá escolher através de votação, o vencedor de cada categoria. Para conhecer melhor os indicados, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles.

Conheça Valter José Pötter, finalista na categoria Produtor – Destaque Qualidade de Carne.

IMG_3517

Valter José Pötter mora em Dom Pedrito (RS). É formado em Medicina Veterinária e sempre trabalhou com agropecuária. Foi presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito e da Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Fedearroz). Hoje, é diretor-presidente da Estância Guatambu.

BeefPoint: O que você implementou de diferente no quesito qualidade de carne, em sua propriedade, que levou você a ser um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Edição Sul 2014?

Valter Pötter: Abate de bovinos das raças Hereford e Braford, com idade até 18-20 meses, com bom padrão de terminação.

BeefPoint: O que vem te trazendo mais resultados no seu sistema de produção de carne de qualidade? 

Valter Pötter: Investimentos em genética precoce, sanidade, manejo e principalmente nutrição animal – como pastagens cultivadas e sistema de irrigação. Isto proporcionou desenvolver um sistema intensivo na cria e terminação de ciclo curto, ou seja, reprodução aos 14 meses de idade e abate dos machos jovens com carcaça de bom peso.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Valter Pötter: Abate de novilhos superprecoces, com carcaça muito leve, ou seja com menos de 200 kg, uma vez que o mercado quer carcaças com mais peso.

BeefPoint: Em sua opinião quais as principais vantagens de se produzir carne de qualidade em nosso país?

Valter Pötter: A principal vantagem é o preço, pois nunca o diferencial de preço esteve tão alto para estes animais, ou seja, hoje se paga até 10% a mais, em relação a animais comuns.

BeefPoint: Quais são os maiores desafios para quem trabalha com carne de qualidade?

Valter Pötter: Maior desafio é compatibilizar alta produção com preservação dos recursos naturais do Bioma Pampa, ou seja, a conservação do pasto nativo.

BeefPoint: O que é o mais importante para ter sucesso em produzir animais com carne de qualidade?

Valter Pötter: Genética precoce na terminação, sanidade adequada e nutrição de boa qualidade.

BeefPoint: Em relação a qualidade de carne, qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?

Valter Pötter: O reconhecimento por parte dos frigoríficos de que as raças britânicas produzem carne de melhor qualidade, e assim começaram a premiar as mesmas. Entretanto, acredito que ainda falta um sistema de avaliação nos frigoríficos da maciez da carne, visando assim, reconhecer esta característica, pois existe diferenças individuais a serem identificadas e premiadas.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2014, no quesito qualidade da carne? E por quê?

Valter Pötter: Trabalhar mais o setor da gastronomia, pois é a melhor oportunidade de mostrar o diferencial de qualidade ao consumidor final. Para isso conto com um restaurante na Vinícola Enoturística da Guatambu, para eventos programados.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro que produz animais diferenciados, com alta qualidade de carne, no Sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Valter Pötter: Um exemplo é a Estância Santa Maria, de Gedeão Silveira Pereira, em Bagé (RS).

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Valter Pötter: Inovar e modernizar os padrões de trabalho, criando assim espaço e oportunidade para os jovens atuarem e aplicarem seu aprendizado e alta tecnologia no campo.

BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?

Valter Pötter: Investir cada vez mais na capacitação das pessoas, pois este é o grande diferencial dos negócios e das empresas.

Confira outra entrevista de Valter José Pötter no BeefPoint:

Valter José Pötter: pecuaristas precisam de mais união e participação em entidades de classe

Prêmio BeefPoint Edição Sul: Clique e vote em quem você acha merece ganhar o Prêmio!

Clique aqui e garanta sua inscrição para o BeefSummit Sul

Assista ao vídeo sobre o BeefSummit Sul

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress