Mercado Físico da Vaca – 14/12/10
14 de dezembro de 2010
Mercados Futuros – 15/12/10
16 de dezembro de 2010

Abiec: oferta de boi gordo se normalizará em 2011

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Jorge Camardelli, espera que a oferta de boi gordo se normalize no ano que vem. "Depois do pico de abate de matrizes em 2006 estamos caminhando para uma constante no abate de fêmeas, que culminará na recomposição do rebanho. Em 2010, como foi um ano muito seco que acabou atrapalhando a engorda dos animais, ainda não vimos uma oferta e demanda equilibrada. Mas em 2011 teremos uma oferta melhor de animais", afirmou o executivo.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Jorge Camardelli, espera que a oferta de boi gordo se normalize no ano que vem. “Depois do pico de abate de matrizes em 2006 estamos caminhando para uma constante no abate de fêmeas, que culminará na recomposição do rebanho. Em 2010, como foi um ano muito seco que acabou atrapalhando a engorda dos animais, ainda não vimos uma oferta e demanda equilibrada. Mas em 2011 teremos uma oferta melhor de animais”, afirmou o executivo.

Camardelli também disse que o mercado interno compensou parte da queda nas exportações deste ano. “O objetivo é tratar igualmente os mercados e não abandonar um em função do outro. Mas se estão pagando mais pela carne aqui, se eu tenho mais facilidade de rentabilidade no mercado interno, eu não vou exportar. O mercado é soberano”, afirmou. “O grande objetivo da Abiec, com um trabalho com o governo, é trazer competitividade à carne brasileira, neste momento atual de harmonização de preços, com o binômio de comparação: preço e pacote tecnológico e de autogestão”, completou.

Sobre o câmbio, o presidente da Abiec foi enfático: “o governo tem que adotar um ´remédio mais amargo´ para sustentar dólar num patamar mais alto. O dólar é a competitividade de qualquer setor.”

A matéria é de Suzana Inhesta, da Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Aloisio Otávio C. de Brito disse:

    Acho que moeda é ferramenta da econimia e não símbolo de competitividade. As teorias da administração explicam o que é competitividade e os caminhos para alcança-la, Mike Porter poderia esclarecer. Temos que parar com a idéia de que o dollar é fator crucial para um mercado favorável. Essa idéia só favorece a incompetência, falta de produtividade e estagnação tecnológica, acomodação. Pensen nisso… abç a todos.

  2. rodrigo freitas disse:

    vai esperando.A oferta de boi em 2011 vai ser menor que em 2010 o ciclo só terminará em 2012; falou patrão

  3. Willian Gouveia Piloni disse:

    Com fêmeas de R$ 90,00/@, é muito raro alguém segurar fêmeas para matriz, elas foram todas para abate… o gado vai ficando cada vez mais raro, e o preço cada vez melhor para o pecuarista.

  4. José Manuel de Mesquita disse:

    Pois é…

    Prognóstico favorável, por quem tem interesse direto na queda dos preços…

    Difícil adivinhar, chutar ou mesmo avaliar com segurança o que acontecerá com o valor da @ para os próximos anos…

    Não se estabiliza um rebanho nos níveis necessários a atender a todas as plantas existentes em 1 ou 2 anos…

    Muitas fêmeas ainda terão que nascer, para então produzir bezerros, que passarão por recria e engorda até estarem disponíveis, e em número suficiente para que se cumpram as profecias de queda acentuada no valor da @ …

    Acredito os pecuaristas não mais aceitarão ter seu couro arrancado junto com o dos animais vendidos… ou seja, competitividade nos preços de exportação, deverão ser responsabilidade de todos os elos da cadeia… e não somente no arrocho na hora de pagar pelo animal a ser exportado.

    Esperar prá ver…

  5. Jucelino dos Reis disse:

    As áreas de pecuária do sul, sudeste, e centro-oeste são a cada ano menores, por conta da perda de área para soja, cana, laranja , eucalipto etc…
    A falta de novas áreas de pecuária, no norte, que até 5 anos atrás integravam de 8 a 10 mmilhões de novas matrizes a cada ano , ACABOU.
    Desse modo, como que 2011 vai ter aumento de oferta de boi ?
    Como diz o Rodrigo Freitas, : …. vai esperando……

  6. Vigilato da Silva Fernandes disse:

    vai esperando mesmo, mas assentado… nao acredito em normalização da oferta… nao acredito em recomposição de rebanho a curto prazo… acredito sim que o mercado interno vai continuar avido por carne e o produto vai continuar escasso por um bom tempo nos dois mercados interno e externo.

plugins premium WordPress