Nelore Brasil: Grande faturamento marca a 39ª da Expoinel (vídeo)
27 de outubro de 2010
Mercados Futuros – 28/10/10
29 de outubro de 2010

ABRAFRIGO defende recursos para retenção de matrizes

A Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO), está defendendo a extensão para todo país de um aporte adequado de recursos com linhas específicas de financiamento que permitam ao produtor rural a retenção de matrizes. Esta seria uma das medidas que poderia reverter, em médio prazo, a tendência de alta no preço da arroba da carne bovina que vem se registrando nos últimos meses para o consumidor.

A Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO), está defendendo a extensão para todo país de um aporte adequado de recursos com linhas específicas de financiamento que permitam ao produtor rural a retenção de matrizes. Esta seria uma das medidas que poderia reverter, em médio prazo, a tendência de alta no preço da arroba da carne bovina que vem se registrando nos últimos meses para o consumidor. “O maior culpado pelo aumento nos preços atuais foi justamente o abate indiscriminado de matrizes, o que ocorreu nos últimos três anos, em função dos baixos preços recebidos pelos produtores. Isso provocou a falta de bois terminados para abate no mercado.

Com os preços elevados que se verificam atualmente, há o incentivo para os produtores reterem as matrizes, o que induz a recomposição do rebanho no médio/longo prazo, embora ainda não na velocidade adequada, esclareceu o Presidente-Executivo da entidade, Péricles Salazar.

Ele citou, como exemplo, a criação, pelo Banco do Brasil de linhas de crédito que atenderam pedidos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da Secretaria da Agricultura Estadual prevendo o financiamento para Retenção de Matrizes e Crias e destinados aos produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas. Estas linhas oferecem taxas que variam de 6,25% ao ano – médios produtores – a 6,75% ao ano -demais produtores. O limite é de R$ 275 mil para bovinos e bubalinos e R$ 200 mil para demais atividades. O pagamento será feito em parcela única no prazo de até um ano.

Segundo a FAESC, a linha de crédito para retenção de matrizes e crias dispensa apresentação de orçamento, plano ou projeto. O produtor rural apenas precisa apresentar uma proposta simplificada indicando quantidade de animais e valor a financiar e firmar compromisso formal de manter no imóvel do empreendimento as matrizes e crias aptas à procriação.

A reportagem é da Associação Brasileira de Frigoríficos, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress