MP do Funrural é criticada
2 de agosto de 2017
Maggi confirma mudanças na fiscalização do setor de carne bovina
2 de agosto de 2017

Acre se prepara para se tornar zona livre de aftosa sem vacinação em 2019

Considerado zona livre da febre aftosa há 17 anos e reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde Animal há 12, o Acre se prepara para retirar a vacina contra a doença em 2019. O status de área livre da aftosa sem vacinação vai assegurar ao estado novos mercados, dentro e fora do Brasil.

Por ter uma política de sanidade animal e vegetal consolidada, o governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), promoveu nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28, o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), em Rio Branco. O evento, que reuniu gestores de 23 estados brasileiros, foi um sucesso.

Realizado periodicamente, o Fonesa viabiliza a permanente articulação entre as instituições, fortalecendo e integrando ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.

Além do Acre, Rondônia também deve receber o título de zona livre de aftosa sem vacinação, em maio de 2019. Para Enori Barbieri, presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), o reconhecimento dos dois estados “fortalece a economia do país”.

Segundo o gerente de Defesa Animal da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron), Fabiano Santos, o status tem dois pontos principais. “Nossa responsabilidade aumenta, pois temos que cumprir normas e garantir ao produtor rural que essa retirada não trará riscos. Paralelo, o título é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado”, frisou.

Fonte: Governo do Acre, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress