Tereza Cristina anuncia que criará Câmara Setorial de Carnes
24 de janeiro de 2019
Muitos pecuaristas terão de mudar de atividade se não souberem controlar os custos
24 de janeiro de 2019

Acrimat divulga nota contra mudança em fundo que incentiva transporte e logística

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) divulgou uma nota de repúdio ao Projeto de Lei 04/2019, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado, que propõe mudanças à Lei nº 7.263, criadora do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab). Segundo a entidade, alíquotas do fundo passariam a incidir sobre a produção de miúdos, carne com osso e sem osso, além dos atuais 23,5% que já incidem sobre o abate do boi.

Outra reclamação do setor pecuário é de que a destinação dos recursos recolhidos deixaria de ser 100% aplicada em melhorias na logística de escoamento, para também atenderem a áreas como saúde e educação.

“Vimo-nos obrigados a acatar a reedição do Fethab 2 e ainda teremos que ver apenas 30% dessa contribuição sendo aplicada em infraestrutura, o que consideramos uma afronta, visto que a destinação original de tal fundo era, única e exclusivamente, para essa área”, disse o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, no comunicado.

O executivo ainda enfatiza que o setor não foi atendido e tem “indignação” com a forma “autoritária com que o atual governo tem conduzido” certas questões que têm efeito direto sobre o cotidiano dos mato-grossenses.

Para a Acrimat, os pequenos produtores, que são maioria no Estado, seriam alguns dos principais afetados pela mudanças defendidas no PL.

Fonte: Estadão.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress