Mercado Físico do Boi – 24/09/09
24 de setembro de 2009
Mercados Futuros – 25/09/09
28 de setembro de 2009

Acrimat: pecuária sustentável é desafio de todos

Durante reunião do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável foram discutidos diversos pontos para implantar ações que criem condições para um controle efetivo dos impactos socioambientais da atividade. Uma das ações é a apresentação de critérios socioambientais objetivos e auditáveis para verificação da sustentabilidade de toda cadeia produtiva da carne bovina até 2010. Para o presidente da Comissão do Meio Ambiente da Acrimat e membro do GT Pecuária Sustentável, Vicente Falcão, "é um grande avanço para se buscar o ideal da sustentabilidade da pecuária brasileira. O diálogo e o bom senso prevaleceram em todos os segmentos do setor: pecuarista, frigoríficos, supermercados e ambientalista"

Durante reunião do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável realizada ontem (23) em São Paulo (SP) foram discutidos diversos pontos para implantar ações que criem condições para um controle efetivo dos impactos socioambientais da atividade.

Uma das ações é a apresentação de critérios socioambientais objetivos e auditáveis para verificação da sustentabilidade de toda cadeia produtiva da carne bovina até 2010.

Para o presidente da Comissão do Meio Ambiente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e membro do GT Pecuária Sustentável, Vicente Falcão, “é um grande avanço para se buscar o ideal da sustentabilidade da pecuária brasileira. O diálogo e o bom senso prevaleceram em todos os segmentos do setor: pecuarista, frigoríficos, supermercados e ambientalista”. Para Falcão “esse compromisso é para ser aplicado na pecuária brasileira, ou seja, a sustentabilidade ambiental da pecuária, não é só compromisso da pecuária existente na Amazônia. Temos que pensar no país e não só em algumas regiões”.

GT Pecuária Sustentável foi criado para discutir esse setor. É um grupo técnico formado por 31 empresas e organizações da cadeia produtiva e organizações da sociedade civil, envolvendo setores do mercado financeiro (bancos e bolsas de valores), Ongs, frigoríficos e supermercados de todo Brasil.

“Uma pecuária sustentável é um grande desafio não só para os produtores da matéria prima. Por isso essa discussão é ampla e com muitos pontos divergentes. O objetivo desse grupo é justamente articular ações envolvendo toda cadeia produtiva, do pecuarista ao varejo”, disse o superintendente da Acrimat e membro do GT, Luciano Vacari. Ele disse que “os segmentos do setor estão discutindo pela primeira vez, porque entenderam que nenhum dos elos dessa cadeia pode trabalhar sozinho, com o risco de travar o sistema”.

Vacari ressaltou que o desafio é muito grande e lembrou que “hoje, 70% do território brasileiro está comprometido para qualquer atividade econômica com as regras ambientais vigentes, em contra partida a população cresce e com ela o consumo de alimento. Encontrar solução é tarefa de todos”.

A pecuária bovina é uma das mais importantes atividades econômicas para o Brasil. Atualmente o país é considerado o maior produtor e exportador mundial de carne bovina, com vendas regulares para mais de 100 países, possuindo uma área ocupada por pastagens de 170 milhões de hectares e um rebanho de 169,9 milhões de cabeças de gado (IBGE, 2007). São 1,8 milhões de estabelecimentos produtivos gerando cerca de 7 milhões de empregos (IBGE, 2007).

As informações são da Acrimat, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress