RS determina apreensão de vermífugo
5 de julho de 2001
UFRGS confirma tétano em vermífugo
10 de julho de 2001

Administração da Produção

A produção é o processo de transformação de matérias primas em mercadorias. Segundo STARR, produção é “qualquer processo ou procedimento que tem por objetivo transformar um conjunto de entradas em um conjunto específico de saídas”.

A administração da produção se preocupa com as decisões relacionadas aos processos de produção, para que as especificações exigidas no produto, quanto a quantidade, padrão, qualidade etc. sejam alcançadas pelo menor custo.

O sistema de produção pode ser subdividido em três partes: Entradas, Processo e Saídas.

Esquema

O esquema acima demonstra um modelo de processo de produção onde se presume a existência de entradas de recursos, representadas por matérias primas, insumos, serviços etc. Estes recursos são processados por uma série de operações mecânicas, químicas, de montagem, contato pessoal, comunicação etc., gerando as saídas representadas pela produção de produtos e serviços.

As explorações agropecuárias apresentam uma importante característica que as distinguem das demais atividades produtivas: operar com seres vivos. Aliada às demais características peculiares do setor, nossa atividade exige a necessidade de se observar e respeitar o caráter biológico da produção, sua estacionalidade e sua dependência do clima.

A representação esquemática utiliza um “triturador de milho” como processo de produção, caracterizando os recursos de transformação e a tecnologia utilizada. Desta forma, estaremos delimitando a velocidade do processo produtivo. As quantidades de recursos de utilização (entradas) devem ser compatíveis com esta velocidade.

É muito comum encontrarmos no campo o descasamento do processo produtivo (velocidade) com a quantidade de recursos de utilização (entradas). Como no “triturador de milho“, se as entradas forem superiores à capacidade da máquina, ela irá “embuchar“. Se forem menores, o produto final terá sua qualidade prejudicada e sua quantidade diminuída.

Para que todo o processo ocorra fluentemente e no tempo certo, é necessário que haja permanentemente um gerenciamento, onde se planeje, execute o planejamento, controle a execução e, através do controle, ocorra a intervenção para a correção dos rumos. O gerenciamento permanente e constante permite detectar os erros e determinar a intervenção imediata.

A administração nada mais é do que a conversão de projetos em realidades físicas, que, por serem contínuas, requerem planejamento e controle. A avaliação do alcance da tomada de decisões exige um sistema de controle que permita intervenções no momento certo para que os resultados esperados sejam alcançados.

Bibliografia consultada:

Sette, Ricardo de Souza. Administração da Produção / Ricardo de Souza Sette, José Mario P. Guimarães – Lavras: UFLA/FAEPE, 1.998.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress