Hoffmann confirma realização da Expointer
4 de julho de 2001
Bancos de sangue do País restringem doações para evitar ‘vaca louca’
6 de julho de 2001

RS determina apreensão de vermífugo

O Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura determinou ontem a apreensão imediata em todo o País do lote 003/01 do vermífugo Rumivac Injetável, com princípio ativo difenol, produzido pelo laboratório Champion Farmoquímico, de Anápolis (GO). Conforme documento enviado para as delegacias regionais do ministério, o medicamento “possui indícios de irregularidades na sua fabricação.”

O remédio é suspeito de ser o causador do surto de tétano no Rio Grande do Sul. Mais de 300 bovinos e ovinos de quatro municípios (Rosário do Sul, São Gabriel, Pedras Altas e São Sepé) morreram depois da aplicação do produto, desde o mês passado. O vermífugo apreendido ficará nas casas comerciais até que o resultado das análises seja divulgado, em cerca de 20 dias, pelo Laboratório de Referência Animal do Ministério da Agricultura (Lara). A suspeita é de que o medicamento esteja contaminado pela bactéria Clostridiun tetani.

Material colhido do rebanho suspeito de contaminação está sendo analisado também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a pedido de um dos proprietários atingidos. O resultado pode ser divulgado antes do Lara. O bacteriologista da Universidade, Joaquim Fernandes, afirma que as toxinas liberadas pela bactéria foram encontradas no local onde a injeção foi aplicada nos animais das fazendas Nossa Senhora do Rosário e Paraíso, ambas do mesmo dono.

fonte: Gazeta Mercantil (por Luciana Moglia), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress