A agência de risco Fitch Ratings atribuiu nota ‘BB-‘ à emissão de notas seniores emitidas pela JBS por meio de sua subsidiária na Áustria, com perspectiva negativa. Os papéis contarão com garantia da própria JBS e da holding da empresa na Hungria.
Em comunicado, a Fitch afirma que a nota atribuída à multinacional brasileira reflete sua liderança no mercado global de carne bovina, de frango e de ovinos. Além disso, a agência de risco diz que a diversificação geográfica da empresa mitiga parcialmente os riscos de barreiras comerciais e problemas sanitários.
Em contrapartida, a Fitch sustenta que poderia rebaixar a nota atribuída à emissão da JBS se a empresa não conseguir melhorar seus índices de alavancagem ou apresenta fluxo de caixa negativo.
A agência lembra que, apesar do melhor desempenho operacional recente, a JBS permanece com uma relação entre dívida líquida e Ebitda bastante elevada, de 3,7 vezes. A Fitch entende que essa taxa teria de cair a 3 vezes para sustentar o rating ‘BB-‘ atribuído ao frigorífico brasileiro.
Fonte: jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.