Caio Junqueira Filho
Foi realizado na semana passada, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro, o “X CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL e o XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL”. Com representantes de inúmeros países e tradução simultânea em quatro idiomas, português, espanhol, inglês e francês, mais de 1.500 inscritos discutiram vários assuntos centrados no tema: “Agricultura no Limiar do Milênio”.
No dia 02, quarta feira, o Professor Fernando Curi Peres, da ESALQ, coordenou um painel sobre administração rural, onde juntamente com os professores Ricardo de Souza Sette, da Universidade Federal de Lavras e o Professor José Roberto Canziani, da Universidade Federal do Paraná, apresentei o tema “Necessidade de Consultoria na Implantação de Sistemas Agroindustriais”.
O tema discutido foi extremamente apropriado. A globalização da economia aliada a estabilização da moeda impingiu ao produtor rural, até então, acostumado apenas aos problemas internos da propriedade e aos assuntos meramente de serviço, novos aspectos como:
– Produtividade e Novas Tecnologias capazes de anular o aspecto de concorrência quase perfeita da pecuária. É produzir a mesma quantidade com custo menor ou aumentar a produção com o mesmo custo.
– Visão da Cadeia Produtiva onde não basta produzir alta qualidade quando os elos subseqüentes sejam capazes de prejudicar a qualidade. Daí a necessidade de conhecer e atuar em toda a cadeia.
– Qualidade, Quantidade e Regularidade na produção, focando o consumidor como alvo da produção. É a necessidade de disponibilizar ao consumidor o produto independente da época do ano.
– Necessidade de marketing para barrar o avanço da concorrência. É mostrar ao consumidor o que produzimos, como produzimos e como deve ser consumido o que produzimos.
– Pesquisa de opinião para conhecermos as necessidades do consumidor e assim podermos atendê-lo em suas necessidades.
Assim surge a consultoria, onde técnicos especializados nas diversas áreas pós-porteira, agregam esses novos aspectos transformando o produtor em Empresário Rural.
Como Empresário Rural, o produtor verá sua fazenda como uma Empresa Rural e sua atividade como Agronegócio. Terá consultores para determinar o planejamento estratégico de sua empresa onde se explicitará a Missão, os Objetivos Gerais, as Estratégias e as Metas do empreendimento. Através de uma Análise F.O.F.A. serão explicitadas as Fortalezas, as Oportunidades, as Fraquezas e as Ameaças ao sistema produtivo, direcionando o empreendimento ao sucesso.