O Valor Online traz hoje uma reportagem que informa que o governo da Alemanha começou a aplainar o caminho para uma ampla reformulação das práticas agrícolas depois da crise da doença da vaca louca que se abateu sobre o país.
Numa audiência parlamentar de emergência na sexta-feira, Karl-Heinz Funke, ministro da Agricultura, e Andréa Fischer, ministro da Saúde, estabeleceram medidas para colocar a segurança do consumidor no centro da política agrícola, fortalecer controles específicos contra a doença da vaca louca e estimular a agricultura ecológica.
A amplitude das propostas do governo salienta o choque que ainda está sendo sentido na Alemanha desde a descoberta dos primeiros casos da doença, em novembro. Até agora, sete casos foram confirmados e duas outras vacas suspeitas de estarem com a doença foram identificadas.
O clamor foi ainda maior em virtude das repetidas garantias feitas por Funke de que a Alemanha estava livre da doença. Na sexta-feira, o ministro da Agricultura admitiu que o mercado de carne bovina do país havia entrado “em colapso”, com o número de animais abatidos em dezembro tendo caído quase 60% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
fonte: Valor Online