Pecuaristas fazem protesto na França
9 de janeiro de 2001
Canadá voltará a comprar carne bovina Argentina
11 de janeiro de 2001

União Européia: envio de carnes ilegais

As autoridades austríacas detectaram ontem três transportes ilegais de carne bovina procedente da Alemanha, uma delas etiquetada como se fosse da Argentina, para burlar a proibição vigente de importar do país vizinho esse tipo de produto.

A Direção de Finanças do Estado austríaco de Vorarberg, na fronteira com a Suíça, informou que os agentes da Vigilância Móvel das Fronteiras interceptaram três transportes com um total de 74 quilos de carne bovina, destinada ao mercado austríaco. A carne, procedente da Baviera, na Alemanha, foi devolvida ao seu local de origem pelas autoridades austríacas, que denunciaram os participantes do contrabando pela violação da Lei das Epidemias Animais.

O terceiro desses transportes, composto por 32 quilos de carne, foi interceptado duas vezes, a segunda depois de ter sido enviado de volta à Alemanha e tentar novamente entrar em território austríaco. A Ásutria impôs no dia 21 de dezembro do ano passado a proibição da importação de animais vivos e produtos derivados de carne bovina da Alemanha após o aparecimento da doença da vaca louca nesse país.

Entretanto, apesar dos intensos controles que estão sendo feitos desde a proibição, as autoridades austríacas reconhecem que é difícil evitar a entrada de carne alemã no país, uma vez que ambas as nações fazem parte do Tratado de Schegen, pelo qual não existem controles nas fronteiras entre os dois países vizinhos.

A legislação prevê uma multa de mais de US$4480 para as empresas que efetuem transportes ilícitos de carne, violando a proibição determinada para evitar o contágio da doença da vaca louca, até agora não detectada na Áustria.

fonte: Ambito Financiero, por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress