Segundo informa o jornal Zero Hora, pecuaristas e trabalhadores do setor pecuário bloquearam ontem o tráfego em direção às cidades francesas de Rennes, Lyon, Bordeaux e Paris durante a hora do rush matinal.
O protesto foi contra as medidas impostas pelo governo para controlar o mal da vaca louca.
A manifestação provocou tumulto e longos engarrafamentos. Também participaram proprietários de matadouros, transportadores de carne e outros profissionais do ramo. Eles criticaram a decisão do governo de isolar 20 mil bovinos por semana para a realização de testes. A medida, argumentam, castigaria ainda mais um setor já prejudicado pelo temor dos consumidores. “Tivemos perdas colossais, e nossas vendas estão em queda”, disse o presidente do Sindicato dos Proprietários de Matadouros, Nicholas Douzain.
O dirigente exige que o governo arque com os custos dos testes. Depois de bloquear o tráfego pela manhã, à tarde os manifestantes começaram a abandonar as estradas.
Diante do temor em relação à doença da vaca louca, que atingiu seu pico em novembro, 15 países da União Européia decidiram que todos os animais com mais de 30 meses de idade teriam de ser testados antes de serem enviados aos abatedouros e entrarem na cadeia alimentar.
fonte: Zero Hora/RS