O diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Durval Dourado Neto, protocolou novamente um pedido para que o ex-Ministro de Agricultura, Alysson Paolinelli, concorra ao prêmio Nobel da Paz. A indicação foi feita no ultimo dia 30 ao Comitê Norueguês do Nobel (The Norwegian Nobel Committee).
Foram reunidas 183 cartas de apoio ao brasileiro de organizações de 78 países. Mais de 50% do apoio veio de instituições ligadas à ciência, pesquisa e desenvolvimento, educação e cooperação internacional. A indicação foi baseada em um dossiê reunindo documentos técnicos e cartas de apoio, no total de 463 páginas.
No ano passado, o ex-ministro da Agricultura também foi indicado ao prêmio, em campanha liderada pelo também ex-ministro Roberto Rodrigues, mas os ganhadores foram os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov por seus esforços para defender a liberdade de expressão.
Paolinelli foi um dos grandes apoiadores aos trabalhos de pesquisa que tornaram viável a produção em grande escala de grãos no Cerrado, que se consolidou como uma das mais importantes regiões produtoras de alimentos do mundo.
Fonte: Valor Econômico.