Brasileiro tem medo de transgênico, diz pesquisa
24 de agosto de 2016
Cinco raças de bovinos avançam rumo à produção de carne certificada
24 de agosto de 2016

Apesar da queda de preços, agronegócio exporta 25% mais

Levantamento do Cepea (Cento de Estudos Avançados em Economia Aplicada) indica que o volume exportado pelo setor do agronegócio do país cresceu 25% nos primeiros seis meses do ano em relação a igual período anterior.

As carnes tiveram expansão de 14% (as de frango) a 56% (as suínas). A bovina teve aumento de 17%.

Já as receitas do setor, devido à redução de preços de vários produtos, aumentaram apenas 4% no período, atingindo US$ 45 bilhões. A evolução das receitas em reais, no entanto, foi de 8%.

O câmbio real do agronegócio teve alta de 0,42% nos seis primeiros meses do ano, em relação a igual período de 2015. Já os preços médios das commodities caíram 12% em dólares.

Se considerados os últimos 12 meses encerrados em junho, ante igual período anterior, o Cepea aponta alta de 26% no volume exportado e queda de 16% nos preços médios em dólar.

A competitividade dos produtos brasileiros caiu no primeiro semestre, devido à redução dos preços internacionais e à valorização do real. No segundo semestre, essa atratividade poderá ser ainda menor devido à manutenção do real valorizado, em vista de expectativas melhores para a economia, avalia o Cepea.

Fonte: Folha de São Paulo, com dados do Cepea, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress