O governo argentino vai lançar neste fim de semana campanha para divulgar sua carne bovina na Europa, com a participação do jogador de futebol Gabriel Batistutta e da ex-tenista Gabriela Sabatini. A iniciativa é uma reação à queda abrupta no consumo no continente europeu, devido à crise da vaca louca. Ë o que informa reportagem de José Alberto Gonçalves e Ismael Pfeifer , publicada hoje na Gazeta Mercantil.
Só na Alemanha, o consumo caiu quase 50% desde dezembro, quando o governo anunciou os primeiros casos da doença. “O setor de carne bovina no Brasil está dormindo”, diz José Vicente Ferraz, da FNP Consultoria. A campanha mostra mais uma vez que os argentinos são mais profissionais no marketing. Seria um gasto importante para o setor, diz ele, investir 1% a 2% de sua receita de exportação (US$ 800 milhões) para divulgar o produto brasileiro e sua vantagem sobre a carne européia, por não derivar de gado alimentado à base de osso.
Segundo uma fonte, a campanha argentina ajudará o País. “Precisamos ser mais cautelosos para não causar antipatia junto aos europeus”, diz, ressaltando que é mais recomendável a estratégia dos frigoríficos brasileiros, de informar os distribuidores a respeito da sanidade da carne.
Por José Alberto Gonçalves e Ismael Pfeifer, para Gazeta Mercantil, 19/01/01