Um artigo, escrito por Linda Milo Ohr, para o Institute of Food Technologists, destaca os melhores alimentos para a população que está envelhecendo manter um estilo de vida saudável e ativo. Nessa lista, estão coisas como probióticos, prebióticos, antioxidantes, ácidos graxos ômega 3 e vitamina D. O artigo recomenda uma grande quantidade de proteínas animais para manter a massa muscular e a mobilidade à medida que se envelhece.
A sarcopenia é uma preocupação crescente entre os idosos; trata-se da perda muscular relacionada ao envelhecimento. Após 30 anos de idade, é comum as pessoas começarem a perder 3-8% da massa muscular magra a cada década. Isso afeta mais de 20% das pessoas com 60 a 70 anos e quase 50% das pessoas com mais de 80 anos, de acordo com dados do U.S. Dairy Export Council 2015.
A solução proposta para parar o avanço da sarcopenia é o consumo de proteína de alta qualidade, que ajudam a promover o processo de reposição muscular. “Pesquisas mostram que a ingestão de proteína no maior nível aceitável como uma porcentagem das calorias totais (25%-35%, dependendo do país) pode ajudar os indivíduos mais velhos a manter melhor seus ossos e massa muscular. Além disso, pesquisas e especialistas em proteína recomendam um consumo de 20-30 gramas de proteína de alta qualidade por refeição. Consumir 40 gramas de proteína após exercícios de resistência é recomendado para adultos mais velhos para maximizar a síntese de proteína muscular”.
Fonte: BEEF Magazine, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.