Mercado Físico do Boi – 14/08/09
14 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 17/08/09
18 de agosto de 2009

Austrália: demanda começa a se recuperar

Começam a surgir os primeiros sinais indicando que a demanda por carne bovina está começando a se recuperar e a indústria de carne bovina da Austrália provavelmente já passou pelas piores condições comerciais turbulentas criadas pela crise global econômica e financeira, de acordo com as Projeções da Indústria Pecuária de 2009 - Atualização do Meio do Ano do Meat and Livestock Australia (MLA), divulgadas em 10 de agosto.

Começam a surgir os primeiros sinais indicando que a demanda por carne bovina está começando a se recuperar e a indústria de carne bovina da Austrália provavelmente já passou pelas piores condições comerciais turbulentas criadas pela crise global econômica e financeira, de acordo com as Projeções da Indústria Pecuária de 2009 – Atualização do Meio do Ano do Meat and Livestock Australia (MLA), divulgadas em 10 de agosto.

Vários fatores podem impedir a recuperação: a direção do dólar australiano, se a seca no sul do país vai diminuir e o momento da reviravolta nas economias globais.

A demanda por carne bovina doméstica e global foi mais severamente impactada pela crise econômica global e de créditos durante a primeira metade de 2009 do que tinha sido previamente antecipada. Entretanto, existe um consenso crescente de que as economias começarão a se recuperar no final desse ano, parando a queda na demanda por carne bovina.

“As corporações econômicas globais estão prevendo melhores condições econômicas no final desse ano, os estoques de carne bovina nos mercados importantes estão diminuindo, os menores preços de importação estão começando a ser passados para os consumidores no Japão e o mercado da Coreia está se recuperando do período de instabilidade criado pelo retorno do produto dos Estados Unidos”, disse o economista do MLA, Tim McRae. “O MLA previu que a demanda de exportação começará a se recuperar na segunda metade de 2009, ajudada pelo aumento sazonal na demanda do Japão e da Coreia”.

Os exportadores estão ainda lutando contra as baixas ofertas de gado, a valorização do dólar australiano, os fracos preços dos co-produtos e os baixos preços de importação, disse ele. Ele disse que é improvável que as exportações ganhem muita força até 2010, quando os volumes deverão se aproximar de 1 milhão de toneladas, à medida que as economias do Japão, Coreia e EUA revertam para crescimento.

No final desse ano, a melhor demanda provavelmente coincidirá com as baixas ofertas de carne bovina apoiada pelas melhores condições climáticas e atividade de reconstrução do rebanho – uma instabilidade que poderá levar a um aumento nos preços do gado, dependendo da direção do dólar australiano e das chuvas da primavera.

A volatilidade nos preços do gado ocorrida no ano passado, que levou a picos nos preços em outubro e então caíram em 10-18% durante os meses restantes do ano, provavelmente não ocorrerá novamente esse ano, disse McRae.

A produção de carne bovina e de vitelo em 2009 deverá declinar em 2,5% com relação a 2008 em contraste com o pequeno aumento previsto nas projeções do MLA em janeiro – resultado da produção menor do que a esperada em confinamento; menores ofertas de preços; pesos mais leves das carcaças; e melhores condições climáticas – no norte e, mais recentemente, no sul – estimulando os produtores a reconstruir seus rebanhos.

O rebanho bovino da Austrália deverá se expandir para 28,4 milhões de cabeças até junho de 2010, aumento de 2,3% com relação a 2009 e chegar a 30 milhões até 2013. O impacto total da reconstrução do rebanho nos abates não é esperado até pelo menos 2011, com a produção de carne bovina em 2010 se recuperando com relação ao seu nível mais baixo esse ano, mas somente voltando aos níveis de 2006 e 2007.

A menor produção e a maior porção de carne bovina chegando aos mercados de exportação deverão levar o consumo de carne bovina da Austrália a uma queda de 5% em 2009.

A reportagem é do MeatPoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress