Mercado Físico da Vaca – 07/12/10
7 de dezembro de 2010
Mercados Futuros – 08/12/10
9 de dezembro de 2010

Austrália: exportações crescem 26% em novembro

As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália aumentaram em novembro, com um aumento na produção de carne e fortes compras de final de ano contribuindo para um aumento de 26% nos envios com relação ao ano anterior. Impulsionadas pelos maiores volumes exportados para Japão, Coreia, Rússia e Indonésia, as exportações para o mês alcançaram 88.554 toneladas - o maior volume registrado em novembro desde 2006, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura.

As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália aumentaram em novembro, com um aumento na produção de carne e fortes compras de final de ano contribuindo para um aumento de 26% nos envios com relação ao ano anterior. Impulsionadas pelos maiores volumes exportados para Japão, Coreia, Rússia e Indonésia, as exportações para o mês alcançaram 88.554 toneladas – o maior volume registrado em novembro desde 2006, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura.

As exportações ao Japão aumentaram em novembro em 30% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 36.050 toneladas, levando as exportações totais até agora nesse ano para 327.000 toneladas – mesmo nível que no mesmo período de 2009. O aumento nas exportações de carne bovina em novembro ocorreu devido principalmente ao fato de os compradores japoneses quererem garantir o produto em antecipação das menores ofertas australianas em dezembro e janeiro.

Após os menores envios em setembro e outubro, as exportações australianas de carne bovina para a Coreia durante novembro se recuperaram, alcançando 12.080 toneladas – 17% a mais que no mesmo período do ano anterior. Apesar da maior competição com os Estados Unidos em 2010, que foi assistida por um dólar muito fraco, a Coreia foi um mercado muito forte para a carne bovina australiana durante o último ano. As exportações australianas de janeiro a novembro aumentaram em 9% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 112.064 toneladas.

A Rússia novamente comprou um volume surpreendentemente grande de carne bovina australiana em novembro, considerando que as exportações tradicionalmente diminuem gradualmente no final do ano à medida que os contêineres precisam ser liberados da alfândega antes de 2011. As exportações no mês alcançaram 9.606 toneladas, levando os volumes para 2010 para 48.032 toneladas – sendo o quarto maior mercado de exportação de carne bovina da Austrália. Os envios aos Estados Unidos foram novamente baixos, de somente 9.265 toneladas, com o alto dólar australiano, a maior competição com outros mercados e as altas ofertas de carne doméstica impactando na demanda por carne bovina. Com as exportações até agora nesse ano sendo de apenas 176.192 toneladas, as exportações em 2010 da Austrália aos Estados Unidos deverão ser as menores desde 1996.

A demanda do Sudeste da Ásia e de Taiwan por carne bovina australiana foi mantida durante novembro, com as exportações para as Filipinas e para a Malásia aumentando em 12% e 21%, respectivamente, enquanto as exportações para Taiwan aumentaram em 25% com relação ao ano anterior, para 3.130 toneladas. Os envios para a Indonésia totalizaram 4.668 toneladas durante novembro.

As exportações para dezembro deverão cair consideravelmente com relação à novembro, à medida que o clima úmido novamente prejudicará as ofertas de bovinos e os processadores começarão a fazer fechamentos sazonais.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress