Mercados Futuros – 09/12/2011
12 de dezembro de 2011
Sindirações: alimentação animal para bovinos de corte cresce 8% em 2011
12 de dezembro de 2011

Austrália lança compensação de emissões de CO2

A Austrália lança programa de regulamentação da compensação de carbono, que recompensa os produtores rurais e outros investidores em projetos que reduzem a emissão de gases de efeito estufa.

A Austrália lança programa de regulamentação da compensação de carbono que recompensa os produtores rurais e outros investidores em projetos que reduzem a emissão de gases de efeito estufa.

O lançamento do programa foi feito um mês depois do Parlamento do país aprovar leis que colocam um preço nas emissões de carbono. Essas obrigam 500 dos principais poluidores do país a pagar por suas emissões de carbono a partir do meio do próximo ano. Essas companhias serão capazes de comprar compensações do programa “Carbon Farming Initiative” (Iniciativa de Carbono da Agricultura), apoiando a demanda de longo prazo.

Os projetos aprovados ganharão Unidades Australianas de Créditos de Carbono (ACCU) que serão emitidas por cartório para investidores que podem, então, comercializá-los. Cada uma dessas unidades representa uma tonelada de emissões de gases de efeito estufa.

O programa visa complementar o esquema nacional de fixação de preços de carbono dando às firmas poluidoras outra forma de administrar seus futuros custos de carbono.

O Governo quer reduzir as emissões do setor agropecuário criando um mercado para compensações negociáveis que as companhias ou outros investidores podem comprar para cumprir as metas de redução nas emissões. A partir de julho de 2015, os poluidores podem cumprir com 100% de suas obrigações de redução de carbono com as ACCUs.

Os projetos podem cortar emissões de projetos de produção agrícola ou outras baseadas no uso da terra, capturando metano dos aterros sanitários ou bloqueando as emissões de carbono, plantando grandes áreas de arvores que absorvem o carbono à medida que eles surgem.

As estimativas do Governo e dos cientistas variam, mas a Austrália pode cortar as emissões totais anuais de emissões de gases de efeito estudo em até um quinto – ou mais de 100 milhões de toneladas – através de projetos de compensação nas fazendas, florestas ou restaurando terras degradadas.

Embora os preços das ACCUs ainda não tenham sido definidos, uma vez que o cartório ainda não emitiu nenhuma o preço do carbono fixado para os poluidores começou em A$ 23 (US$ 23,58) a partir de 1 de julho.

Em 09/12/11: US$ 1,0 = A$0,97506 (Oanda.com)

Fonte: Agência Reuters, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress