Mapa dá recomendações para o transporte adequado de bovinos
24 de julho de 2015
UE registra maior utilização global da cota Hilton em 2014-15
24 de julho de 2015

Austrália propõe esquema de rotulagem do país de origem

A Austrália divulgou os detalhes do novo sistema proposto de rotulagem do país de origem de alimentos, que visa fornecer informações mais claras aos consumidores e rotulagens mais consistentes, sem aumentar os custos aos processadores de alimentos. As discussões sobre o novo sistema começaram em abril.

Aussie-COOL-Labels_embedded

Aussie-COOL-Labels2

O sistema proposto é uma continuação da rotulagem obrigatória do país de origem da Austrália para a maioria dos alimentos vendidos no varejo. Pelo novo sistema, se um produto é importado pela Austrália e, depois, reembalado, o rótulo identificará a origem do item. Os consumidores da Austrália começarão a ver os rótulos no final desse ano, à medida que as companhias de alimentos começarão a fazer a implementação inicial voluntária. O sistema obrigatório de rotulagem começará um 2016, com um período de transição para os varejistas.

“Além de afirmar sobre onde o alimento foi produzido, cultivado, fabricado ou embalado, a maioria dos alimentos australianos terá o familiar símbolo do canguru e uma indicação da proporção de ingredientes australianos através de uma frase e um gráfico de barra”, explicou o Departamento de Indústria e Ciência do país. “O novo sistema também terá leis mais claras sobre quando os alimentos podem ter a frase ‘feito em’ ou ‘embalado em’.

O Departamento disse que a força direcionadora do sistema é a preocupação pública com relação à rotulagem difícil de entender, confusa ou não clara do país de origem que persistiu “durante muitas décadas”.

Fonte: http://www.meatpoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.