Mercado Físico da Vaca – 08/06/09
8 de junho de 2009
Mercados Futuros – 09/06/09
10 de junho de 2009

Austrália: queda de 12% na exportação de carne bovina

As exportações de carne bovina e de vitelo declinaram durante o mês de maio com relação ao ano anterior à medida que os principais mercados de exportação continuaram afetados pelas recessões e pela escalada do dólar australiano. As exportações no mês de maio totalizaram 82.856 toneladas, 12% a menos que no mesmo mês do ano anterior.

As exportações de carne bovina e de vitelo declinaram durante o mês de maio com relação ao ano anterior à medida que os principais mercados de exportação continuaram afetados pelas recessões e pela escalada do dólar australiano. Enquanto as exportações no mês de maio totalizaram 82.856 toneladas, 12% a menos que no mesmo mês do ano anterior, os envios em maio do ano passado (93.333 toneladas) foram o terceiro maior registrado, impulsionados pelas exportações recordes para a Rússia.

O dólar australiano valorizou 9% durante maio, passando de US$ 0,72 para pouco menos de US$ 0,80 no final do mês (média de 76,3 centavos de dólar). Apesar de o dólar australiano estar 20% abaixo do que no mesmo mês do ano anterior (94,9 centavos de dólar), agora a moeda se valorizou em 25% contra o dólar dos EUA e 35% contra o iene japonês desde o começo de fevereiro, com a volatilidade se somando às já difíceis condições comerciais.

As exportações ao Japão durante o mês de maio caíram em 2%, para 33.998 toneladas, com a firme demanda por carne bovina resfriada parcialmente compensada pelas menores compras de carne congelada. À medida que as condições de recessão continuam afetando, a demanda dos consumidores no varejo e a nível de fast food continua positiva, embora a demanda em outros segmentos de serviços alimentícios permaneçam fracas. Apesar de maio ser tradicionalmente um mês de altos volumes de exportações ao Japão, os envios nesse mês de maio caíram em 5% com relação à média dos últimos cinco anos (35.717 toneladas) – mas esse foi o maior volume mensal desde julho do ano passado.

Os envios aos Estados Unidos continuam significantemente maiores do que os baixos níveis exportados no ano passado, aumentando em 38% em maio. Comparado com a média de maio dos últimos cinco anos, as exportações de carne bovina australiana aos EUA caíram em 20%, totalizando 23.780 toneladas.

Os sentimentos negativos dos consumidores com relação à carne bovina dos EUA continuam prejudicando o mercado coreano, com muitos importadores enfrentando dificuldades financeiras após serem forçados a vender estoques de carne bovina cara dos EUA a preços reduzidos. Isso impactou nas exportações australianas, que caíram em 24% em maio, para 7.954 toneladas.

Os mercados que apresentaram crescimento significante com relação ao ano anterior nos primeiros cinco meses de 2009 incluem Hong Kong (+131%) e China (+121%), com as exportações alcançando 3.011 toneladas e 2.054 toneladas, respectivamente – já excedendo os volumes anuais previstos para 2009. As exportações para 2009 até agora também aumentaram para Indonésia (+33%), Taiwan (+25%) e Canadá (+140%).

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress