Agora que a Austrália e a Nova Zelândia proibiram as importações de produtos derivados de carne bovina oriundos de 30 países da Europa, a Austrália está considerando proibir também cosméticos europeus que contenham produtos de carne, incluindo cremes anti-envelhecimento e cápsulas feitas de gelatina.
A barreira à carne bovina européia não criou muito impacto entre os varejistas australianos, embora alguns estabelecimentos tenham começado a rotular seus produtos com o aviso “Made in Australia”. Oficiais do Meat and Livestock Australia disseram que somente mil toneladas (0,2%) da carne consumida anualmente na Austrália é proveniente da Europa, enquanto que o restante vem dos próprios produtores australianos.
Os produtores australianos esperam tirar proveito dessa proibição e antecipam o aumento de suas vendas de carne bovina na Europa, devido à doença da vaca louca. Os exportadores de carne bovina da Austrália disseram que eles esperam também capturar alguma parcela do mercado mundial de seus competidores europeus.
fonte: Darcy Maulsby, AgWeb, por Equipe BeefPoint