Atacado – 14/11/08
14 de novembro de 2008
Mercados Futuros – 17/11/08
18 de novembro de 2008

Austrália vê oportunidades no mercado da Ásia

O presidente do Meat and Livestock Australia (MLA), Don Heatley, disse durante a reunião geral anual do MLA, em Orange, que o rápido crescimento econômico na Ásia está fornecendo grandes oportunidades para a indústria de carnes vermelhas da Austrália na forma de novos clientes para seus produtos.

O presidente do Meat and Livestock Australia (MLA), Don Heatley, elogiou a indústria de carnes vermelhas do país pela resistência que tem mostrado durante um período de altos custos dos insumos e incertezas econômicas enquanto também desafiou a indústria a aproveitar as oportunidades que surgem do crescimento econômico na Ásia.

Durante a reunião geral anual do MLA, em Orange, Heatley disse que o rápido crescimento econômico na Ásia está fornecendo grandes oportunidades para a indústria de carnes vermelhas da Austrália na forma de novos clientes para seus produtos. “Cada dólar nesta indústria é gerado por consumidores – aqui ou ao redor do mundo. Então, quando o Banco Mundial diz que o crescimento econômico da Ásia está criando dois milhões a mais de consumidores de classe média por mês nos países em desenvolvimento, vemos algo positivo – um extra de dois milhões de consumidores para os fornecedores de proteína animal tomarem como alvo. Esses consumidores são a principal razão pela qual mais carnes vermelhas foram globalmente enviadas aos mercados emergentes no ano passado do que para os mercados mais tradicionais, como América do Norte e Norte da Ásia”.

Ele disse que os exportadores australianos de carnes vermelhas capturaram uma participação nestes mercados emergentes com as exportações de carne bovina para Rússia, Indonésia e Filipinas e de carne ovina para China aumentando de forma significante.

Heatley também reconheceu que o crescimento econômico em países como China, Índia e Sudeste da Ásia tem sido responsável por alguns desafios enfrentados no ano passado pela indústria de carnes vermelhas da Austrália. “A grande demanda da Ásia por combustíveis, tanto petróleo como gás natural líquido, tem feito os preços dos combustíveis quadruplicar desde 2003 e contribui para aumentos massivos nos custos dos insumos para todos os setores, nenhum mais do que a nível rural”.

“Nossa indústria tem enfrentado custos com fertilizantes e químicos, que representam entre 11% e 14% do total dos custos rurais, mais do que dobrando no ano passado. Isso tem desgastado nossos lucros, especialmente para sistemas de produção intensivos no sul do país”.

O diretor gerente do MLA, David Palmer, disse que é vital para a indústria de carnes vermelhas da Austrália continuar pressionando para a remoção das barreiras comerciais globais, o que inclui a negociação de acordos de livre comércio com países importantes para o comércio.

“Estima-se que até A$ 1 bilhão (US$ 640,80 milhões) poderiam ser adicionados à indústria de carnes vermelhas da Austrália se todas as atuais barreiras comerciais fossem removidas”, disse Palmer. “As lentas deliberações na Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) reforçaram a necessidade de veículos mais rígidos e focados nos acordos de livre comércio. A indústria de carnes vermelhas da Austrália precisa estar à frente e no centro na comunicação dos benefícios da liberação comercial para os Governos nos principais mercados, incluindo Japão e Coréia”.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress