Durante a 9ª reunião do Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Canadá, realizada nesta semana (5 e 6), em Brasília, a delegação brasileira, chefiada pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Odilson Ribeiro e Silva, apresentou propostas de cooperação nas áreas de seguro rural, regulação da produção orgânica, classificação de vegetais, entre outros assuntos de interesse bilateral.
No encontro os representantes do Canadá tivera também esclarecimentos sobre a exportação de gado vivo, de material genético de pequenos ruminantes e de espécies de animais aquáticos criados no Brasil. Foi tratado ainda sobre avaliação de risco de pragas para turfa canadense. O secretário de Setor de Ciência e Tecnologia do Ministério da Agricultura do Canadá, Brian Gray, e a comitiva canadense apresentaram especificações sobre compras de sangue suíno, carne bovina e suína brasileira.
E ficou acertada a criação de Grupo de Trabalho para tratar de biotecnologia, assunto sobre o qual houve entendimentos para alinhar posição conjunta em fóruns internacionais. Foram lembradas parcerias do Canadá com instituições de pesquisa do país.
Em 2016, o Canadá importou do Brasil o equivalente a US$ 521 milhões, principalmente em açúcar, café em grãos, café solúvel, carne de frango e carne bovina industrializada. Já o Brasil comprou trigo, lentilha e ervilhas canadenses, representando US$ 106 milhões.
Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.