Calculadora de carbono ajuda a mitigar emissão de gases de efeito estufa
2 de setembro de 2024
Pesquisadores desenvolvem primeira vacina contra anaplasmose
2 de setembro de 2024

Boi gordo encerra agosto com valorização de quase 5% em SP

A cotação do boi gordo em Barretos (SP) e Araçatuba (SP), regiões consideradas referências para o mercado, encerrou agosto com alta acumulada de quase 5% no mês, a R$ 238 a arroba à prazo segundo o indicador elaborado pela Scot Consultoria. Na comparação diária, a cotação ficou estável.

Em julho, esse valor era de R$ 227, estável em relação aos dias anteriores. Naquele mês, os frigoríficos vinham controlando suas compras em busca de menores preços enquanto pecuaristas vinham retendo os animais de olho numa eventual valorização.

Ao longo de agosto, este movimento ganhou força. Em seu boletim, o Cepea destaca que a oferta de animais prontos para abate é consideradas baixa frente ao interesse de compra da indústria, que tem aumentado pontualmente. “Com isso, os preços do bezerro, do boi magro, do boi gordo e da carne vêm se sustentando”, afirmam os pesquisadores do Cepea.

De acordo com o analista de mercado da consultoria, Felipe Fabris, a valorização ao longo do mês foi pautada pincipalmente pela maior demanda, já que, na avaliação dele, a oferta no mercado brasileiro segue elevada.

“Tivemos um primeiro semestre com recorde de abate de bovinos e devemos ter um ano com um dos maiores abates da história do país, com 37 a 38 milhões de cabeças abatidas no ano”, destacou Fabris.

Por outro lado, ele menciona o recorde nas exportações e a menor envio de fêmeas para o abate. “Está sendo um ano em que a exportação está conseguindo colaborar com o enxugamento dessa oferta abundante”, pontua o analista da Scot. Em média, a cotação da arroba bovina subiu em todos os estados monitorados pela empresa.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress