Boi gordo encerra agosto com valorização de quase 5% em SP
2 de setembro de 2024
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 02-setembro-2024
3 de setembro de 2024

Pesquisadores desenvolvem primeira vacina contra anaplasmose

Pesquisadores da Universidade do Missouri estão trabalhando para desenvolver a primeira vacina comprovadamente capaz de proteger o gado de uma doença devastadora transmitida por carrapatos, conhecida como anaplasmose bovina. A pesquisa é vital para a economia do estado, pois visa a proteger o setor pecuário de US$ 1,6 bilhão do Missouri.

A anaplasmose bovina infecta as células vermelhas do sangue do gado e causa centenas de milhões de dólares em perdas econômicas em todo o país a cada ano e quase US$ 1 bilhão em perdas em todo o mundo, principalmente devido à redução da produção de gado, custos de tratamento e mortes.

Roman Ganta, professor na Faculdade de Medicina Veterinária da Mizzou e pesquisador do Bond Life Sciences Center, liderou o estudo que criou a nova vacina. O trabalho envolveu a modificação genética do patógeno Anaplasma marginale – que causa a anaplasmose bovina – em um laboratório. Ao excluir um gene específico e depois injetar o patógeno modificado no gado, o animal vacinado foi imunizado com sucesso contra a doença.

“Frequentemente recebo ligações de produtores de gado que estão entusiasmados com nossa pesquisa e querem saber quando poderão receber a vacina”, disse Ganta. “Atualmente, não existe uma vacina eficaz e amplamente disponível para a doença, e os criadores de gado estão muito preocupados com a possibilidade de a doença prejudicar ou matar seu gado. Queremos ajudar os produtores do Missouri e de todo o mundo e estamos trabalhando duro para encontrar uma solução viável.”

Ganta disse que a nova vacina comprovadamente protege o gado imunizado contra a anaplasmose bovina por pelo menos um mês, e ele e sua equipe estão ansiosos para realizar pesquisas adicionais para determinar por quanto tempo o patógeno geneticamente modificado pode proporcionar imunidade ao gado. Ganta também está colaborando com parceiros do setor para discutir a distribuição futura da nova vacina – que foi patenteada – para os produtores de gado.

O estudo “The genetically modified live vaccine offers protective immunity against wild-type Anaplasma marginale tick-transmission challenge” foi publicado recentemente na revista Vaccine. O financiamento do estudo foi fornecido pelo National Institutes of Health e pelo Russell L. Rustici Rangeland and Cattle Research Endowment, da Universidade da Califórnia, em Davis.

Fonte: Universidade de Missouri, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress