Brasil articula retomada da Rodada de Doha
4 de setembro de 2006
IEA lança análise sobre mercados importadores
6 de setembro de 2006

Brasil e Paraguai assinam acordo sobre combate à aftosa

Um acordo entre dirigentes de serviços veterinários do Paraguai e Brasil, com a presença de representantes do Giefa e do Panaftosa foi assinado na sexta-feira passada. Segundo informou o secretário estadual de Produção, João Cavalléro, o Paraguai iniciou os preparativos visando a exportação de carne bovina para o Brasil, iniciativa oficializada durante a oportunidade.

Um acordo entre dirigentes de serviços veterinários do Paraguai e Brasil, com a presença de representantes do Grupo Interamericano para a Erradicação da Febre Aftosa (Giefa) e do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), foi assinado na sexta-feira passada. Segundo informou o secretário estadual de Produção no MS, João Cavalléro, o Paraguai iniciou os preparativos visando a exportação de carne bovina para o Brasil, iniciativa oficializada durante a oportunidade.

O presidente do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacasa) do Paraguai, Hugo Corrales, está animado com o compromisso firmado. Ele esteve reunido em 20 de agosto com o governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos. Na ocasião, o governador afirmou ser interesse de MS importar carne do Paraguai, além do boi em pé que vem sendo comprado normalmente.

No documento está prevista a realização da primeira ação conjunta no combate à febre aftosa na divisa MS-Paraguai. O trabalho começará em 1º de outubro, quando serão vistoriadas por técnicos brasileiros e paraguaios 78 fazendas produtoras de gado de corte instaladas na região extremo sul de MS, nos dois lados da fronteira.

Também foi assinado um protocolo prevendo o geoprocessamento da região para mapear as propriedades e cadastrar o rebanho, a identificação diferenciada do gado de fronteira, a ação conjunta no controle do trânsito de animais e a criação de um banco de dados com acesso franqueado. A notícia é do Estadão/Agronegócios.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress