Pecuaristas bolivianos receberam hoje 170 mil doses de vacina contra febre aftosa, doadas pela iniciativa privada brasileira. A quantia completa o lote de 400 mil doses usadas para imunizar o rebanho da zona tampão do Departamento de Santa Cruz, na fronteira com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O rebanho bovino da Bolívia é estimado em 7 milhões de cabeças, e na fronteira com Mato Grosso estão cerca de 800 mil.
Os brasileiros também entregaram mais 60 mil doses de vacina, correspondentes ao custo do aluguel de seis veículos que serão usados em território boliviano. A Federação dos Pecuaristas de Santa Cruz (Fegasacruz) vende as doses aos pecuaristas e o dinheiro vai para um fundo de sustentação ao plano.
O acordo de cooperação técnica entre os dois países prevê ainda o apoio de profissionais brasileiros. Médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) estão acompanhando toda a campanha de vacinação boliviana. A divisão de custos é rateada entre o Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa/MT) e o Indea.
fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint