O Brasil importou 243,67 mil toneladas de milho entre janeiro e abril deste ano, mais que o dobro do volume recebido em igual intervalo de 2015, quando foram importadas 117,16 mil toneladas. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços. O maior fornecedor do grão no período foi o Paraguai, com 123,74 mil toneladas. O segundo principal exportador para o Brasil foi a Argentina, com 119,9 mil toneladas. Importadores brasileiros também adquiriram lotes de milho dos Estados Unidos, no total de 19,55 toneladas.
Os recebimentos vêm aumentando a cada mês, sendo que 105,94 mil toneladas chegaram ao Brasil em abril, e 94,35 mil toneladas, em março. Mesmo com o aumento das compras externas, o volume adquirido fica muito aquém do total exportado pelo Brasil nos quatro primeiros meses deste ano, de 12,224 milhões de toneladas.
As fortes exportações do País nos primeiros meses do ano, estimuladas pelo câmbio, absorveram grande parte dos estoques internos, o que resultou em um cenário de abastecimento apertado no mercado doméstico.
Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.