Uma nova pesquisa descobriu que quando as mulheres consumiram café da manhã rico em proteína, mantiveram um controle melhor da glicose e da insulina do que as que consumiram menos proteínas ou nenhuma proteína no café da manhã. Ou seja, mulheres que consomem um café da manhã rico em proteína podem ter um melhor controle sobre os níveis de glicose e insulina e podem ter um risco menor de desenvolver diabetes.
“Para mulheres, comer mais proteína de manhã pode afetar beneficamente seus níveis de glicose e insulina”, comentou a pesquisadora Heather Leidy, da Universidade de Missouri. “Se você come de forma saudável agora e consome alimentos que ajudam a controlar seus níveis de glicose, pode estar se protegendo de desenvolver diabetes no futuro”.
A equipe de pesquisa disse que na maioria das pessoas saudáveis, a quantidade de glicose, ou açúcar, no sangue aumenta após as refeições. Quando a glicose aumenta, os níveis de insulina aumentam para levar a glicose ao resto do corpo.
Pesquisas anteriores mostraram que aumentos extremos na glicose e insulina no sangue podem levar ao mau controle da glicose e aumento nos risco de desenvolvimento de diabetes com o tempo.
A equipe, incluindo pesquisadores da Universidade de Missouri e Biofortis Clinical Research, estudou mulheres com idade de 18-55 anos que consumiram de uma a três diferentes refeições ou somente água por quatro dias consecutivos. Cada refeição tinha menos de 300 calorias por porção e teores similares de gordura e fibras. Entretanto, as refeições variavam na quantidade de proteína: panqueca, com três gramas de proteína; salsicha e ovo na frigideira, com 30 gramas de proteína; ou um prato com salsicha e ovo também, mas com 39 gramas de proteína.
Os níveis de glicose e insulina foram monitorados por quatro horas após o consumo do café da manhã.
“As duas opções de café da manhã ricos em proteína levaram a menores picos de glicose e insulina após as refeições comparado com a de baixo nível de proteína e alto nível de carboidrato”, explicou o co-autor do estudo, Kevin Maki, do Biofortis Clinical Research. “Além disso, um café da manhã contendo mais proteína, com 39 gramas, levou a picos menores pós-refeição do que o café da manhã com 30 gramas de proteína”.
Essas descobertas sugerem que, para mulheres saudáveis, o consumo de café da manhã rico em proteína leva a um controle melhor da glicose durante a manhã do que o consumo de opções com baixa proteína, disse Leidy.
Baseado nos resultados do estudo, os pesquisadores estão esperançosos de que o consumo de café da manhã rico em proteína também possa beneficiar pessoas com pré-diabetes, apesar de pesquisas futuras serem necessárias para confirmar essa hipótese, disse ela.
Fonte: foodnavigator.com., traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
1 Comment
Muito boa as receitas, gostaria de receitas para diabetico tipo 2 e hipertenso,comentadas.