Agro-Pecuária CFM abre as porteiras da Fazenda São Francisco, em Magda (SP), para venda direta de touros Nelore com CEIP
11 de setembro de 2008
Seguro rural: valor da subvenção já supera 2007
15 de setembro de 2008

Carne: Alimento faz bem à saúde

Do ponto de vista nutricional, a carne bovina representa um alimento importante para a manutenção da saúde e bem-estar dos indivíduos, pois contém proteína, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. "O ferro contido na carne, orgânico, é mais facilmente absorvido pelo organismo humano, em comparação ao ferro inorgânico contido nos alimentos vegetais", diz a pesquisadora Miriam Corrêa de Carvalho, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) da Unicamp.

Do ponto de vista nutricional, a carne bovina representa um alimento importante para a manutenção da saúde e bem-estar dos indivíduos, pois contém proteína, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. “O ferro contido na carne, orgânico, é mais facilmente absorvido pelo organismo humano, em comparação ao ferro inorgânico contido nos alimentos vegetais”, diz a pesquisadora Miriam Corrêa de Carvalho, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) da Unicamp.

Segundo ela, a deficiência de ferro pode resultar em casos de anemia ferropriva. O zinco, diz, é essencial nos processos de diferenciação e replicação celulares e na função imunológica e informação genética. “Sua deficiência pode ocasionar atraso no crescimento e desenvolvimento intelectual; atraso na maturação sexual; alterações da pele e depressão do sistema imune”, afirma.

Vitaminas

Já a deficiência de vitamina B12 pode provocar “transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares”, conforme a pesquisadora. As melhores fontes de vitamina B12 restringem-se a alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos. “Portanto, o consumo de carne, em quantidades adequadas e associado a uma dieta equilibrada, é de extrema importância para uma alimentação saudável”.

Miriam diz ainda que as carnes contêm também gorduras (saturadas e as monoinsaturadas) e colesterol. Dependendo do tipo de corte, a quantidade de gordura é maior ou menor. “Deve-se evitar o consumo da gordura aparente, ou gordura de cobertura na carne”.
Segundo estudos, o preparo de carnes com exposição direta ao fogo (churrasco) ou a alta temperatura produz componentes carcinogênicos. “Deve-se evitar esse tipo de preparo e dar preferência ao consumo de carnes grelhadas, assadas ou cozidas.”

Fonte: O Estado de São Paulo / Agrícola / Seção Nelore

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress