O Greenpeace divulgou hoje mais um relatório que aponta falhas no controle da cadeia produtiva da pecuária no bioma. Desta vez, o foco está no varejo – e os resultados foram considerados decepcionantes.
Intitulado “Carne com gosto de desmatamento: em um supermercado perto de você”, o relatório aponta que um volume significativo da proteína bovina consumida no país ainda não é monitorada pelos supermercados. A falta de rastreamento aumenta o risco de a carne ser de animais associados ao desmatamento ilegal e a condições degradantes de trabalho.
Nos últimos sete meses, o Greenpeace avaliou o desempenho de sete grupos com atuações nacional e regional, que representam quase dois terços das vendas do varejo no Brasil. Três aspectos foram observados: a existência de políticas de aquisição para as compras de carne bovina, a avaliação dos critérios dessas políticas e a transparência das ações com os clientes. “Nenhum atingiu o patamar verde do ranking que corresponde às empresas que atingiram de 70% a 100% em todas as áreas-chave que integram o ranking”. No resultado final, o melhor colocado foi o Walmart, seguido pelo Carrefour. GPA (bandeiras Pão de Açúcar e Extra) e Cencosud se saíram pior, enquanto os grupos regionais Comper, DB e Y.Yamada, com forte presença no Norte, sequer responderam o questionário ou telefonemas do Greenpeace, iniciados já em abril.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.