No início de dezembro, a Mater Dynamics vai estrear no mercado português as primeiras etiquetas que enviam alertas para uma app de celular sobre o prazo de validade, a temperatura, a pressão e a humidade em que se encontra um alimento.
As etiquetas vão ser comercializadas em avulso, podendo ser aplicadas em qualquer embalagem. Os mentores da Mater Dynamics também admitem comercializar recipientes de plástico com etiquetas integradas, que poderão lançar alertas relativos ao estado da comida confecionada pelo utilizador.
As etiquetas, conhecidas como QStamps, comunicam por RFID com um leitor que poderá ser colocado na porta do frigorífico ou na porta da despensa ou de um armário. O leitor tem ainda a função de enviar os dados dos QStamps para o router doméstico, a fim de que possam ser integrados na plataforma que desencadeia alertas na app do telemóvel usado de cada utilizador. Toda a informação captada pelos QStamps tem por base um nanossensor que capta a informação sobre os alimentos monitorizados.
Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.