Nelson Novaes assume Chefia da Embrapa Pecuária Sudeste
23 de março de 2006
Chegou a hora da multidisciplinaridade no agronegócio
27 de março de 2006

Carne uruguaia é reconhecida na Europa

O Uruguai finalizou o projeto “Avaliação e Promoção da Carne Uruguaia com Base nos Padrões de Qualidade da União Européia” e em função dos diferentes sistemas produtivos do Uruguai, começado há três anos com o objetivo de comparar a qualidade e a aceitação das carnes uruguaias (ovina e bovina, no caso, da raça Hereford), com as produzidas em diferentes países europeus (Espanha, Alemanha e Reino Unido), de animais criados em sistemas tradicionais de cada país.

Para isso, foram determinadas as principais características organolépticas de cada tipo de carne mediante uma equipe treinada, além de terem sido realizados estudos com os consumidores para conhecer, em cada país, a aceitação da carne uruguaia em comparação com as carnes próprias de cada país. Os painéis mostraram uma alto grau de aceitação da carne bovina e ovina uruguaia pelos consumidores europeus.

Também foi estudada a qualidade das carnes mediante análises de sua composição em ácidos graxos e vitamina E, pela importância destes componentes – o primeiro sobre a qualidade nutricional e organoléptica das gorduras para o consumidor e o segundo para a conservação da carne.

Foram realizados painéis de degustação na Alemanha, Inglaterra, Espanha e também no Uruguai de novilhos de dois e três anos. As comparações estabeleceram que as gorduras das carnes uruguaias têm uma composição diferente da dos animais confinados e os ácidos graxos insaturados têm uma relação boa com isso, favorecendo o colesterol bom e protegendo de infartos e acidentes vasculares, além de ter uma maior concentração de vitamina E.

O projeto, o primeiro deste tipo realizado na América Latina tem permitido, graças a um programa de acordo de colaboração iniciado em 1994, uma troca de pesquisas entre ambos os países e o desenvolvimento e ampliação de pesquisas buscando melhorar a competitividade da cadeia de carnes do Uruguai e sua adequação aos padrões de qualidade do mercado europeu.

A reportagem é de Daniel Beltran Rohr para o El País.

0 Comments

  1. Jose Enrique Abreo Rodriguez disse:

    Um bom exemplo de uma metodologia de produção correta, visando a adaptação aos gostos e preferências do consumidor, neste caso, os consumidores exigentes da UE. A mudança nos sistemas de produção se inicia com o conhecimento da cadeia da carne, neste caso, com o elo mais importante, o consumidor.

    Não é por acaso, que este pais destina 80% de suas exportações aos mercados dos EEUU e UE, após um período dificílimo de contaminação de seus rebanho com a febre aftosa. Estive no início do ano no Uruguai, os produtores organizados participam das vantagens econômicas dos mercados diferenciados através de preços satisfatórios e medidas que favorecem os investimentos produtivos, oferecendo um produto saudável e competitivo. Vale a pena visitar.