O governo do Chile irá eliminar 64 animais importados da Dinamarca em 1998, como uma medida preventiva contra a doença da vaca louca, segundo anunciou ontem o ministro da Agricultura do país.
“A ordem de destruição é uma medida preventiva, uma vez que esses animais estão clinicamente saudáveis”, disse o ministro da Agricultura chileno, Jaime Campos. “Nós queremos confirmar que não há a possibilidade dessa doença aparecer no Chile”.
A decisão do governo chileno veio após a confirmação de alguns casos da doença da vaca louca na Dinamarca, um dos vários países da Europa que apresentou casos da doença.
“Nós estamos pedindo calma às pessoas, uma vez que não há necessidade de uma preocupação extrema com a doença”, disse Campos.
Campos disse também que os ministros da Agricultura de outros países ao redor do Cone Sul irão reunir-se no final desse mês para coordenar os controles que deverão ser feitos com relação a outra enfermidade, a febre aftosa.
O Chile, que tem o status de “país livre de febre aftosa sem vacinação”, determinado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), anunciou na semana passada que irá apertar suas fronteiras sanitárias com a Argentina, devido ao medo de o país vizinho estar com algumas áreas infectadas com a febre aftosa.
fonte: Agriclick, por Equipe BeefPoint