Mercado Físico da Vaca – 15/03/11
15 de março de 2011
Mercados Futuros – 16/03/11
17 de março de 2011

Código Florestal: ruralistas querem votação imediata

A bancada ruralista considera encerrado o capítulo de debates sobre a reforma do Código Florestal e decidiu fazer, no plenário da Câmara, os "ajustes necessários" no relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Uma reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária decidiu confrontar ONGs e parlamentares ambientalistas para apressar a votação do relatório, cuja redação final foi apresentada em julho de 2010.

A bancada ruralista considera encerrado o capítulo de debates sobre a reforma do Código Florestal e decidiu fazer, no plenário da Câmara, os “ajustes necessários” no relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Uma reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária decidiu confrontar ONGs e parlamentares ambientalistas para apressar a votação do relatório, cuja redação final foi apresentada em julho de 2010. “Vamos resolver isso no voto. Chega de postergar. Aqui, é a Casa do dissenso, e não do consenso”, afirmou o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), um dos líderes da bancada ruralista.

Os ruralistas pressionam o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a marcar a votação do texto no início de abril. Antes disso, vão promover uma manifestação pública na Esplanada dos Ministérios para demonstrar a “insatisfação” das bases rurais com a demora na aprovação de um projeto considerado “fundamental” para a segurança jurídica dos produtores. “Vamos conversar com o presidente para votar isso o quanto antes”, diz o líder do PDT, o ruralista Giovanni Queiroz (PA).

A Frente Ambientalista insiste em apresentar um “texto de consenso” para modificar pontos polêmicos do relatório. O deputado Sarney Filho (PV-MA) deve apresentar uma “alternativa” aos ruralistas na próxima semana. E o Ministério do Meio Ambiente também tem propostas para “melhorar” o texto.

A matéria é de Mauro Zanatta, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Creio que houve prazo mais que suficiente. Tanto para a elaboração do projeto pelo relator como desde que o mesmo foi aprovado pela comissão competente. O que estamos vendo são ações protelatórias que não ajudam a superarmos os impasses existentes. O consenso nem sempre é possível, nem por isto podemos paralizar o processo. Nestes casos cada um dos parlamentares deve manifestar sua posição com o voto. Simples assim.

  2. Pedro Junqueira Netto disse:

    Fico decepcionado com a classe ruralista que está aceitando uma lei que retira mais de 30% da riqueza dos produtores da Amazônia e do pais, transformando 50% de reserva para 80%, no serrado vai para 30% de reserva tudo isso é riqueza que o Brasil perde, superávit que o pais deixa de ter. Não sei por que estão com tanta vontade da votar este imbróglio ecológico. Ontem assisti à palestra de Aldo Rebelo, nela diz que conversou com produtores da Holanda e perguntou a eles se tinham proteção a áreas de preservação permanente, o produtor respondeu que plantavam só até o limite dos rios, pois não conheciam sementes que desenvolvessem dentro d água, senão plantariam. O que acontece com o povo brasileiro! Falta de estudo, alimentação para analisar o tiro que estão dando no próprio pé. O Brasil é o único país que já mantém eu exagero de reserva e estão querendo aumentar. Eu não entendo

  3. Deurilson Montaury Sampaio Muniz disse:

    Consenso é lenda! Nunca haverá, agora golpes de grandes organizações capitalistas Européias, Norte-americanas, Asiáticas com grandes interesses de impedir o Brasil de decolar mundialmente existem.

  4. Fernando Fonseca Gomes disse:

    se fosse pra aprovar seus altos salarios ja estariam concluidos este processo de votaçao ,mas como nao é vamos estar novamente a deriva………

  5. Roberto Andrade Grecellé disse:

    façam suas apostas!!!

  6. Jerônimo Alves de Oliveira Neto disse:

    Muito me assusta essa discussão acerca do assunto ainda ser tão melindrosa. Esses ambientalistas não passam de uma cambada de inúteis que vivem perambulando atrás de um motivo pra protestar. Gostaria muito de ver a cara de um deles se faltasse a carne, o arroz, o feijão, o leite e o couro que eles usam e abusam. Cospem no prato que comem. Bando de inúteis que se julgam politicamente corretos. Hoje o que sustenta a economia brasileira não são os ambientalistas. É O AGRONEGÓCIO! É É PELO AGRONEGÓCIO QUE TEMOS QUE LUTAR! ACORDA BRASIL, ENQUANTO É TEMPO!

  7. Jerônimo Alves de Oliveira Neto disse:

    Leiam o que nos diz a ilustre senadora Kátia Abreu, um dos grandes nomes da política atual e que já traça um brilhante presente/futuro no contexto agro-político brasileiro:
    http://www.adjorisc.com.br/rcn/katia-abreu-pede-mobilizac-o-pela-votac-o-do-codigo-florestal-1.430483

  8. Armando Gomes de Almeida disse:

    o que polui no Brasil é a propria cultura brasileira que passa de pai para filho, quando joga nas ruas garrafas, papel., plasticos,latas, enfim todos os dejetos, que polui o rios, que poliui as aguas, que polui as florestas e asssim por diante, e aí vem os idiotas que pertencem essas ONGS patrocinadas por estrangeiros, principalmente da Holanda, que tem 1,45% de reserva florestal, dizer que os produtores rurais brasileiros são os culpados pela devastação da nossas florestas,

  9. Pedro Junqueira Netto disse:

    Acho que todo mundo fala do projeto do Aldo Rebelo. Ele preconiza na Amazônia Legal onde corresponde boa parte do MT. A reserva é de 80 % da propriedade (art. 13 parágrafo primeiro do código florestal de Aldo Rebelo). Será que alguém concorda com isso?Os Brasileiros estão dispostos a perder mais 30% de sua riqueza. Alguns falam em receber crédito de carbono, mas alguém sabe quanto vale 60 quilos de soja beneficiada em óleo, quantos empregos estão sendo pulverizados, quantas indústrias não existirão. Eu não compreendo como os Brasileiros não defendem seus empregos como americanos e europeus defendem seus próprios.Vocês concordam que um rio de 600 mt de largura precise de 500 mt de proteção vegetal art. 4 parágrafo 1 alínea f ?São 500 mt é quase um campo de aviação de comprimento!!, Parece-me exagero, curva de nível protege bem mais. E tem mais é só ler o código

plugins premium WordPress